Camilo Santana, o ministro da Educação, anunciou que a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) irá contemplar 393 instituições, atendendo mais de 15 mil estudantes da rede pública de todo o país que buscam ingressar no ensino superior.
O número é o triplo so esperado na etapa inicial do programa federal que selecionaria 130 cursinhos populares e comunitários, beneficiando 5,2 mil estudantes do Brasil.
A ampliação ocorreu após o aumento de procura dos cursinhos por apoio federal. “Vamos apoiar 393 cursinhos populares a partir de hoje. Serão R$ 163,2 mil para cada turma formada de 40 alunos. Esse é um reconhecimento à luta de mais de 20, 30 anos dos cursinhos para qualificar a nossa juventude para um futuro melhor.”
A Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP) tem o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior, em especial, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de estudantes de escolas públicas com renda familiar por pessoa de até um salário mínimo (R$ 1.518, em 2025), indígenas, pessoas com deficiência, negros ou quilombolas.
Bahia Notícias/Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
0 comentários