A rede social queridinha dos jovens e adolescentes, o Instagram, teve sua faixa etária de recomendação elevada pelo Governo Federal nesta quarta-feira (11).
A rede, que antes era classificada como “não recomendada para menores de 14 anos “, agora passa a ter o uso indicado apenas a partir dos 16 anos de idade.
Essa medida foi oficializada em despacho publicado no Diário Oficial da União pela Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Essa decisão foi baseada em análises de rotinas feitas pelo órgão, que identificaram a presença recorrente de conteúdos sensíveis disponibilizados na plataforma.
Nos materiais encontrados estão registros de violência extrema, cenas de nudez e erotização, conteúdos sexuais, explícitos e relatos de consumo de drogas. Segundo nota do Ministério da Justiça, a mudança visa proteger o público infantojuvenil sem comprometer a liberdade de expressão dos usuários da rede.
A recomendação serve para conscientizar famílias, educadores e plataformas digitais quanto aos riscos associados ao ambiente online.
Bnews/Foto: Freepik
0 comentários