Hoje, intelectuais, Partidos políticos e Movimentos Negros de Juazeiro homenageiam Clóvis Moura na data de seu centenário, reconhecendo sua contribuição para a valorização da identidade negra, para a luta pela igualdade racial e social em nossa região e em todo o Brasil. Sociólogo, um dos mais relevantes intelectuais negros, um dos pioneiros na inserção da questão Racial dentro da academia, autor de vasta bibliografia na qual discute raça e classe como elementos fundantes da sociedade brasileira.
Sua obra visionária que trata o conceito de "quilombagem" - termo criado por ele para descrever a resistência e a luta dos quilombos - é um marco importante para a compreensão da história e da cultura negra no Brasil. Sua contribuição para a visibilidade das lutas e da resistência negra em Juazeiro e região é inestimável, e sua memória será eternizada como um dos maiores pensadores e ativistas da história do Brasil.
A luta do povo negro ainda perdura e, Moura, hoje no Orum, como nosso ancestral, ocupa um lugar central em nossa luta e história de resistência nas ideias e nas ações.
Salve Clóvis Moura e a quilombagem!
Juazeiro, 10 de junho de 2025.
1 comentário
10 de Jun / 2025 às 18h53
Pensador que foi na essência das relações etnica racial. Traz a camuflagem existentes nessa relação como o conceito de sincretismo, onde esconde uma posição hierárquica da religião cristã católica sobre as de matrizes Africanas.