Em um encontro afetivo com a memória de um filho ilustre, Juazeiro se prepara para viver um momento histórico, poético e repleto de emoção nesta terça-feira, 10 de junho, data que marca o nascimento do mundialmente consagrado João Gilberto.
E para celebrar os 94 anos do gênio juazeirense que revolucionou a música brasileira, a Prefeitura de Juazeiro, mediante ação da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte, realiza o sarau "A Tardinha Cai", uma homenagem especial ao criador da Bossa Nova em frente à casa onde ele nasceu, localizada ao lado da Catedral de Nossa Senhora das Grotas.
A grande surpresa deste ano ficará por conta da presença da cantora mirim Sofia Gilberto, de 9 anos, neta de João Gilberto, que levará sua voz doce e afinada para o mesmo chão onde o avô aprendeu a ouvir o mundo através dos gorjeios dos passarinhos da Praça da Bandeira. A apresentação marca o reencontro simbólico de outra parte importante da família com as raízes do saudoso artista e promete emocionar todos aqueles que reconhecem a extraordinária obra de João como um grandioso e eterno legado de um juazeirense para o Brasil e para o mundo.
Com ambientação intimista e poética, o evento contará com apresentações de músicos locais, contação de histórias, intervenções culturais e rodas de conversa que celebram o legado de João, o artista que com voz sussurrada e violão sincopado, às margens do Velho Chico, mudou a forma de tocar e de cantar o samba.
A escolha da data não é por acaso. O dia 10 de junho é também o Dia Municipal da Bossa Nova em Juazeiro, instituído em homenagem ao filho ilustre da cidade que criou, a partir de sua sensibilidade ribeirinha, um estilo que ganhou o mundo e eternizou canções.
Para o prefeito de Juazeiro, a presença de Sofia Gilberto dá um significado ainda mais especial à celebração deste ano. É como se a música de João voltasse para casa em forma de herança viva, delicada e cheia de futuro.
"João Gilberto não apenas criou um ritmo. Ele traduziu uma forma de ver o mundo ainda muito jovem em nossa cidade. E nada mais justo que sua terra natal, de onde ecoaram os primeiros acordes dessa revolução musical, receba sua neta para celebrar a sua obra e memória. Juazeiro é a capital da bossa nova e nos orgulhamos desse legado de um filho genial", destaca o prefeito Andrei Gonçalves.
O sarau "A Tardinha Cai" promete ser mais que uma homenagem, um reencontro com a essência de João, o menino de Juazeiro que se fez lenda. E uma ponte musical entre o passado e o que ainda está por vir.
"Será uma oportunidade de reviver a música que nasceu em nossas terras e se espalhou pelo mundo. Vamos celebrar juntos a bossa nova e um dos maiores músicos brasileiros", afirma Targino Gondim, secretário de Cultura de Juazeiro.
Luiz Hélio - Ascom PMJ
5 comentários
08 de Jun / 2025 às 08h54
Não sei pq esse alvoroço todo com esse senhor.ele nunca deu ousadia a juazeiro.e quando vinha aqui,vinha escondido
08 de Jun / 2025 às 14h49
Srs leitores, em especial "Juazeirense". Eu particularmente, não tive privilégio de conhece lo. Conheço a Sra sua irmã D. Vivinha, esposa do saudoso Samuel Nascimento, via o outro irmão, agora infelizmente não me lembro nome,mas, sempre o via pela rua João Evangelista com Aprígio Duarte, ele era alto, claro. Fui vizinho de uma Sra, saudosa Maria José, que cuidava pais dele e, antes do seu passamento João de Patu, esteve na casa dela, fazendo visita, isso por volta das 03h . Respeito posicionamento do Sr intitula " Juazeirense,mas, acho que ele, não respirou antes do comento. Temos que respeita
08 de Jun / 2025 às 14h56
Temos que respeitar maneira do outro, João Gilberto, tinha o jeito peculiar, como todos nós temos maneira de ser viver, e, pra vivermos em sociedade, requer empatia pra com outro. Ouvia muitas vezes que aqui, o chamava de doido e, observem que loucura fez, no Brasil e no mundo. Como ser humano,merece nossa empatia. Como artista nosso agradecimentos homenagem,pelo feito em prol da música cultura. Obrigado João, você não morreu, apenas DESENCANTOU.
08 de Jun / 2025 às 17h22
Extremamente isso ! alguém querendo ganhar bônus, com quem não está mais aqui
08 de Jun / 2025 às 18h46
Que bela homenagem a João Gilberto, agora com a presença da pequena Sofia! João, o criador da Bossa Nova é um dos maiores orgulho da nossa terra.