Secretária de Educação de Juazeiro lamenta morte de Niéde Guidon

Conforme publicado na REDEGN morreu, aos 92 anos, na madrugada desta quarta-feira (4), em São Raimundo Nonato, Piauí, a arqueóloga franco-brasileira Niède Guidon. A informação foi confirmada pela diretora do Parque Nacional da Serra da Capivara, Marian Rodrigues. "Partiu como um passarinho, tranquila", relatou a diretora.

Confira nota da Secretaria de Educação de Juazeiro:

Na madrugada desta quarta-feira (4) recebemos a triste notícia da partida da nossa querida Niéde Guidon, uma gigante da ciência brasileira e parceira da Univasf, no campus de São Raimundo Nonato.

Como professora da Universidade, tive a oportunidade de conhecer e admirar o seu trabalho de perto. Arqueóloga brilhante, Niéde desafiou paradigmas, revelou novos caminhos para compreender o povoamento das Américas e fez do sertão do Piauí um dos maiores patrimônios arqueológicos do planeta. Ela apresentou a Serra da Capivara ao mundo e marcou a nossa história como uma guardiã incansável de um Brasil ancestral.

Aqui nos despedimos, guardando o exemplo de cientista e educadora que ela foi em seus 92 anos. Niéde será sempre inspiração de coragem, paixão e sabedoria.

Maéve Melo - Secretária de Educação de Juazeiro

Ascom/PMJ