Conforme publicado na REDEGN morreu, aos 92 anos, na madrugada desta quarta-feira (4), em São Raimundo Nonato, Piauí, a arqueóloga franco-brasileira Niède Guidon. A informação foi confirmada pela diretora do Parque Nacional da Serra da Capivara, Marian Rodrigues. "Partiu como um passarinho, tranquila", relatou a diretora.
Confira nota da Secretaria de Educação de Juazeiro:
Na madrugada desta quarta-feira (4) recebemos a triste notícia da partida da nossa querida Niéde Guidon, uma gigante da ciência brasileira e parceira da Univasf, no campus de São Raimundo Nonato.
Como professora da Universidade, tive a oportunidade de conhecer e admirar o seu trabalho de perto. Arqueóloga brilhante, Niéde desafiou paradigmas, revelou novos caminhos para compreender o povoamento das Américas e fez do sertão do Piauí um dos maiores patrimônios arqueológicos do planeta. Ela apresentou a Serra da Capivara ao mundo e marcou a nossa história como uma guardiã incansável de um Brasil ancestral.
Aqui nos despedimos, guardando o exemplo de cientista e educadora que ela foi em seus 92 anos. Niéde será sempre inspiração de coragem, paixão e sabedoria.
Maéve Melo - Secretária de Educação de Juazeiro
Ascom/PMJ
1 comentário
05 de Jun / 2025 às 08h31
Obrigado Niéde, você se materializou Humana por uma missão divina, mas agora voltará para natureza onde tanto amou, nunca deixará de ser uma parte do parque da Capivara, e ficará gravada assim como as pinturas paleolíticas que lá estão.