Prefeito destaca a força transformadora do esporte, durante o 1º Festival de Artes Marciais de Juazeiro

A Orla Nova de Juazeiro foi palco, no último sábado (31), de um grande encontro esportivo, com a realização do 1º Festival de Artes Marciais – FAMA, promovido pela Federação Baiana de Jiu-Jitsu e MMA, em parceria com a Prefeitura de Juazeiro e o Governo do Estado da Bahia. O evento contou com a presença do prefeito Andrei Gonçalves, do deputado estadual Zó e do assessor da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Bruno Lopes.

Com a participação de academias e atletas do município, o festival promoveu apresentações de capoeira, karatê, jiu-jitsu, judô, boxe, muay thai e outras modalidades, celebrando o talento dos atletas local de artes maciais.

“O FAMA vai muito além do tatame, é respeito, disciplina, alegria e também solidariedade. Ver nossas crianças, jovens e adultos se apresentando com tanta garra e dedicação renova nossa esperança. É um orgulho ver atletas como Mateus e Lucas, bicampeões brasileiros, levando o nome de Juazeiro para o mundo. Esse é o retrato do poder transformador do esporte”, destacou o prefeito Andrei.

A esteticista Roseni Barroso, levou seu filho Pedro Henrique, apaixonado por artes marciais para o FAMA e aproveitou para participar da roda de capoeira. “O esporte é muito importante para o desenvolvimento das crianças, sempre incentivei meu filho, e aproveito também para participar e cuidar da minha saúde”, disse Roseni.

A campeã brasileira, Maria Taciane também participou do evento. “Foi um festival maravilhoso, onde tivemos oportunidade de encontrar atletas de várias academias, lutar e assistir várias modalidades. A Prefeitura, o Governo do Estado e todos os envolvidos estão de parabéns”, ressaltou a karateca.

O presidente da Federação de Muaythai Tradicional do Estado da Bahia (FMTT), um dos organizadores do evento, Ricardo Caldeira agradeceu ao prefeito e ao deputado Zó pelo apoio. “O evento foi sucesso total, uma grande oportunidade para os atletas e amantes das artes marciais vivenciarem várias modalidades em sua essência, com muita emoção, aprendizado e competição. E também foi um momento de solidariedade, cada atleta doou 1kg de alimento no ato da inscrição, para o programa Juazeiro Sem Fome, que vai ajudar as famílias que mais precisam”, destacou Caldeira.

O deputado Zó, que também é entusiasta e articulador dos eventos esportivos, ressaltou a importância do festival para as crianças e a juventude. “O esporte transforma, forma e fortalece. É por isso que sigo trabalhando para trazer mais eventos como esse para nossa região, porque nosso povo merece. O FAMA mostra que Juazeiro tem muitos talentos, disciplina e paixão pelas artes marciais”, concluiu.

O Festival de Artes Marciais consolida-se como mais uma ação que integra o calendário esportivo de Juazeiro, e reforça a política pública da atual gestão de incentivo ao esporte e valorização aos atletas locais.

Manu Lustosa Ascom/PMJ