Concurso Lentes Livres vai premiar ideias inovadoras para a Chapada Diamantina

O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), publicou, nesta sexta-feira (30/05), no Diário Oficial do Estado, o edital do concurso Lentes Livres.

Voltado à zona turística da Chapada Diamantina, a iniciativa vai premiar ideias inovadoras nas áreas de turismo, cultura e meio ambiente, com foco no desenvolvimento socioeconômico sustentável da região.

Moradores de 45 municípios da Chapada poderão inscrever propostas autorais, apresentando ideias que valorizem a cultura local, incentivem o turismo responsável e fortaleçam o protagonismo das comunidades na preservação do patrimônio natural e cultural.

As dez melhores propostas serão premiadas com valores entre R$ 1.500 e R$ 9.000. As inscrições estarão abertas de 9 de junho a 1º de agosto de 2025. As ideias devem ser apresentadas de forma objetiva, em texto e vídeo, conforme explica o edital. 

O edital pode ser conferido no site lenteslivres.sei.ba.gov.br, onde é possível realizar a inscrição. 

O objetivo da iniciativa piloto é incentivar e dar visibilidade a projetos criativos para o desenvolvimento sustentável dos territórios da Bahia. O projeto tem o apoio das secretarias estaduais de Turismo (Setur), Cultura (Secult) e Meio Ambiente (Sema).  

Imprensa SEI