Ato em Defesa da Educação reúne estudantes da Univasf

Na tarde da última quinta-feira (29), estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) se reuniram na Orla de Petrolina para participar do Ato Nacional em Defesa da Educação. O evento, que também ocorreu em várias outras cidades do país, reforçou a luta pela recomposição orçamentária das universidades federais e pela valorização da educação pública.

A mobilização contou com a presença de dezenas de estudantes de diferentes cursos oferecidos pela Univasf nos campi de Petrolina e Juazeiro. Durante o ato, eles carregaram cartazes exigindo maior apoio às universidades, ampliação da assistência estudantil e protestando contra as restrições fiscais impostas à educação nos últimos anos. Em momentos pontuais, os manifestantes ocuparam a via da orla, paralisando o trânsito para entoar palavras de ordem em defesa do movimento estudantil e das universidades públicas.

A manifestação foi encerrada com falas dos participantes, que destacaram a importância da união da comunidade acadêmica na defesa do ensino público e de qualidade. O ato também foi marcado pela recepção positiva da sociedade: muitos pedestres e motoristas sinalizaram apoio à causa durante o protesto.

A SINDUNIVASF, sindicato dos docentes da Univasf, expressou orgulho em apoiar a mobilização e ressaltou a força e a determinação demonstradas pelos estudantes. "Foi um momento de denúncia, reflexão e resistência, mas, acima de tudo, de comunhão da comunidade acadêmica em defesa da nossa instituição. Nos enche de orgulho e esperança ver a garra dos nossos discentes", destacou o professor Rafael Torres, presidente da entidade.

Ascom