Pitbulls que atacaram moradores em Petrolina são transferidos para canil da penitenciária estadual

Os três cães da raça pitbull que foram recolhidos pela Polícia Militar devido a uma série de ataques a outros animais e moradores do bairro Vila Marcela, em Petrolina, foram transferidos para a Penitenciária do estado. A ação tem parceria entre os profissionais da saúde animal da prefeitura e da equipe da Penitenciária.

De acordo com a gestão município, durante este período de adaptação, os animais são acompanhados duas vezes por semana e já apresentam boas condições de saúde. Além do acompanhamento médico, os animais sob custódia também receberam doação de ração, vacinação antirrábica, vermifugação e medicações.

Além do novo espaço, os adestradores do secretaria estadual tem promovido dinâmicas com os cães para permitir uma convivência tranquila e reduzir o stress.

A Polícia Militar de Pernambuco foi acionada no dia 5 de fevereiro de 2025, ao receber uma denúncia de ataques de pitbulls na rua 13 do bairro Vila Marcela, em Petrolina. O caso foi registrado quando um grupo de voluntários fazia distribuição de sopa para famílias carentes no local. Os animais fugiram pelo portão de uma residência, causando pânico e medo aos moradores.

Os animais mataram um cachorro no local. O tutor dos pitbulls e a tutora do cachorro agredido prestaram depoimento na delegacia de Ouro Preto. Já os cães foram apreendidos e levados para o centro de controle de zoonozes.

Responsável pelo recolhimento dos cães, o Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina informou em nota que os cães passaram por avaliação dos médicos veterinários do município e seguem isolados na unidade. Também foram lavrados os autos de notificações e termos de ciência assinados pelo responsável dos animais, se comprometendo a passar a tutoria dos bichos ao município.

No dia 21 que Em resposta a reportagem da REDEGN Petrolina: vereador critica Centro de Zoonoses e ativistas cobram gestão municipal. "Cães estão em situação crítica, desnutridos", a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), por meio coordenadoria de Bem-Estar Animal de Petrolina, esclarece que não há nenhuma decisão sobre eutanásia ou qualquer tipo de mau trato a cães da raça pitbull que estavam sob a tutela do Centro de Controle de Zoonoses do município. 

De acordo com a assessoria é fundamental esclarecer que três cães da raça pitbull foram recentemente recolhidos pela Polícia Militar, depois de uma série de ataques a outros cães e moradores de uma comunidade petrolinense. Os responsáveis pelos animais foram devidamente acionados pelas instâncias legais. 

"Após reuniões do Ministério Público com a comunidade, que inclusive fez abaixo-assinado sobre a periculosidade dos animais, ficou acordado que os cães ficariam em tutela do município temporariamente, tendo em vista que a PM não tem canil para receber os três cães. Desde então, os animais receberam acompanhamento diário de veterinários e assistentes técnicos do CCZ. 

Redação Redegn com informações G1 Foto Ascom PMP