Segue repercurtindo o episódio da queima de árvores por parte do artista plástico Lêdo Ivo, ocorrido ontem (28), em Juazeiro. Lêdo arrancou árvores Caraibeiras da Praça Américo Tanuri, no bairro Centenário, e em seguida tocou fogo provocando uma onda de indignação. Moradores que presenciaram a cena acionaram a Polícia.
Nesta quinta-feira (29), o Prof, Doutor da UNEB, Josemar Pinzoh, usou suas redes sociais para compartilhar sua indignação.
Em sua fala, Josemar repudia o ato praticado pelo artista e se predispõe a doar mudas para a rearborização da Praça, que, segundo ele, é a mais feia e abandonada de Juazeiro.
Com um projeto de acompanhamento de arborização que já dura 15 anos, Josemar aprendeu - dentro desse acompanhamento sistemático, a fazer mudas. O professor relata que desde a pandemia, em 2020, ele já fez mais de 1.000 mudas.
"Desde a pandemia eu já fiz mais de 1.000 mudas. Já entreguei mudas pra prefeituras, pra secretaria de educação, pra pessoas, amigos meus que hoje já estão me mandando fotografias dos Ipês floridos. E ontem eu tive uma infeliz experiência de passar pela Praça Américo Tanuri, que fica perto de onde eu moro e ver várias Caraibeiras que já estavam crescidas, com mais de dois metros de altura, quebradas, com os galhos todos quebrados, e fiquei sabendo ali que quem fez essa insanidade foi um artista, artista chamado Lêdo Ivo, que inclusive considero ele meu amigo, mas esse ato é um ato de insanidade.
Lêdo Ivo já tinha transformado essa Praça numa espécie de depósito das obras dele. É uma praça pública que ele transformou numa espécie de depósito e ainda um espaço de depósito em forma de revolta, insubordinação, não sei. Enfim, passei por lá ontem e vi várias Caraibeiras quebradas, filmei e fiquei muito indignado, porque um gesto desse numa praça que já é bastante maltrada.
Aí agora, que as pessoas começaram a rearborizar a praça, vem um artista e quebra as árvores? Eu não posso, simplesmente, aceitar um gesto desses. Inclusive, não só gostaria de deixar aqui o meu repúdio a esse ato de insanidade, mas eu queria, inclusive, dizer à prefeitura, que eu disponho de mudas de Ipê, mudas de caraibeiras que fiz na Universidade, que eu disponho, que eu me comprometo a doar mudas para rearborizar essa praça. Essa Praça merece. É uma praça que é grande, mas é a mais feia de Juazeiro, mais abandonada. Nunca me conformo com a imagem desta praça. Então me comprometo em fornecer as mudas pra rearborizar a praça e apoio o ato da prefeitura de retirar as obras de Lêdo Ivo. Não é desta forma que uma pessoa se consagra e é recomhecido como artista, fazendo atos dessa natureza", disse Josemar.
Redação RedeGN/Foto: Reprodução Instagram @josemarpinzoh
6 comentários
29 de May / 2025 às 22h44
Trocando um pelo outro eu não quero troco
30 de May / 2025 às 00h43
O cara estava em surto, não há como crucificar alguém que não esteja com as faculdades mentais plenas.
30 de May / 2025 às 01h32
Srs leitores e população Juazeirense em especial. Estou não tão de perto acompanhando a situação mas, diante da matéria postada, observando que grandiosissima maioria das pessoas, muitos tidos como intelectuais, defensores dos direitos humanos entre outras questões, no assunto em pauta, temos que nos preocupar sim,mas, estão deixando de lado o ser humano, artista, que as vezes até está necessitando de ajuda, olhar diferente cuidar do ser humano, depois, iríamos tratar sobre praça, árvore outras questões. Observo muitos comentos, mas, pouquíssimas pessoas, tem idéia da importância daquelas arte
30 de May / 2025 às 01h40
Importância daquelas artes, naquele e, em qualquer lugar, eram chamativas atrativos pra todos, desde das crianças aos adultos. Depois da atitude da artista, aparece defensores disso e daquilo. Não irei entrar mérito questão, mas, acho que após várias desinteligências sobre sua arte, não mais suportou e, gritou mais alto, a ponto de chamar de uma vez por toda a atenção, até daqueles que não se importa.
30 de May / 2025 às 08h09
Agora aparece os defensores dos diretos desumanos, esse turma sabe que a prefeitura de Juazeiro também já deu calote no Artista,a dívida é da prefeitura. Isso sim que é revoltante. Sei que devemos preservar as praças como outros bens públicos e nem isso os gestores da cidade mais mal tratada do Nordeste uma vergonha. Professor visite a Av.laudelino dos Santos no Jardim Vitória para o ver o que é a cidade de Juazeiro. Vergonhoso. Venham ver.
17 de Jun / 2025 às 21h50
Professor Josemar ! O senhora como conhecedor , Renomado , O que foi que o escultor Ledo Ivo te faz de mau ! Pela situacao de despreso e outros problems, etc . Siimplesmente through uns galhos tipo uma polka e convidou amigos para registrar a sua indignacccao de prefeitos quue passsaram e nao teve o entendimennto do atual prefeito Andrey que sabe o que o eescultor representa para Juazeiro com a sua sabedoria e humildade e merece o respeito de quem convive e sabe do que ele passa . E voltando o assunto do professor que colocou uma palavra infeliz Inssano . E a verdade tinha que ser dita