Caso Lêdo Ivo: Josemar Pinzoh, Professor Doutor da UNEB, repudia queima de árvores por parte do artista "ato de insanidade"

Segue repercurtindo o episódio da queima de árvores por parte do artista plástico Lêdo Ivo, ocorrido ontem (28), em Juazeiro. Lêdo arrancou árvores Caraibeiras da Praça Américo Tanuri, no bairro Centenário, e em seguida tocou fogo provocando uma onda de indignação. Moradores que presenciaram a cena acionaram a Polícia.

Nesta quinta-feira (29), o Prof, Doutor da UNEB, Josemar Pinzoh, usou suas redes sociais para compartilhar sua indignação. 

Em sua fala, Josemar repudia o ato praticado pelo artista e se predispõe a doar mudas para a rearborização da Praça, que, segundo ele, é a mais feia e abandonada de Juazeiro. 

Com um projeto de acompanhamento de arborização que já dura 15 anos, Josemar aprendeu - dentro desse acompanhamento sistemático, a fazer mudas. O professor relata que desde a pandemia, em 2020, ele já fez mais de 1.000 mudas.

"Desde a pandemia eu já fiz mais de 1.000 mudas. Já entreguei mudas pra prefeituras, pra secretaria de educação, pra pessoas, amigos meus que hoje já estão me mandando fotografias dos Ipês floridos. E ontem eu tive uma infeliz experiência de passar pela Praça Américo Tanuri, que fica perto de onde eu moro e ver várias Caraibeiras que já estavam crescidas, com mais de dois metros de altura, quebradas, com os galhos todos quebrados, e fiquei sabendo ali que quem fez essa insanidade foi um artista, artista chamado Lêdo Ivo, que inclusive considero ele meu amigo, mas esse ato é um ato de insanidade.

Lêdo Ivo já tinha transformado essa Praça numa espécie de depósito das obras dele. É uma praça pública que ele transformou numa espécie de depósito e ainda um espaço de depósito em forma de revolta, insubordinação, não sei. Enfim, passei por lá ontem e vi várias Caraibeiras quebradas, filmei e fiquei muito indignado, porque um gesto desse numa praça que já é bastante maltrada.

Aí agora, que as pessoas começaram a rearborizar a praça, vem um artista e quebra as árvores? Eu não posso, simplesmente, aceitar um gesto desses. Inclusive, não só gostaria de deixar aqui o meu repúdio a esse ato de insanidade, mas eu queria, inclusive, dizer à prefeitura, que eu disponho de mudas de Ipê, mudas de caraibeiras que fiz na Universidade, que eu disponho, que eu me comprometo a doar mudas para rearborizar essa praça. Essa Praça merece. É uma praça que é grande, mas é a mais feia de Juazeiro, mais abandonada. Nunca me conformo com a imagem desta praça. Então me comprometo em fornecer as mudas pra rearborizar a praça e apoio o ato da prefeitura de retirar as obras de Lêdo Ivo. Não é desta forma que uma pessoa se consagra e é recomhecido como artista, fazendo atos dessa natureza", disse Josemar.

Redação RedeGN/Foto: Reprodução Instagram @josemarpinzoh