Confira nota da Secretaria de Meio Ambiente de Juazeiro. Ledo Ivo diz que está reivindicando recuperação das obras

Conforme publicado aqui na REDEGN-caso Ledo Ivo: Secretaria de Ordem Pública toma providências e retira esculturas. Guarda Municipal vigia a Praça Américo Tanuri, continua repercutindo nas redes sociais. Veja AQUI REDEGN

Em contato com a REDEGN, o artista Ledo Ivo, disse que "reclama a recuperação de suas 21 obras em bom estado. "Eu reivindico as minhas obras, propriedades privadas", disse Ledo Ivo, ressaltando que "os galhos queimados das árvores é um ato de retaliação contra os vizinhos da Praça que quebraram parte de umas das obras".

"O fogo ateado em um resto de sofá deixado na praça pelos ditos vizinhos, moradores e mais um saco de folhas e dois pneus velhos. Com o objetivo de reclamar da prefeitura uma posição", explica Ledo Ivo.

"Eu fui agredido inclusive com jatos de extintor no rosto por três indivíduos", finaliza Ledo Ivo

Ledo Ivo questiona, segundo ele, do "sequestro das obras denominadas  Misericordia, Ama de Leite e Jumentinha Branca".


NOTA OFICIAL – SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE JUAZEIRO

A Secretaria de Meio Ambiente de Juazeiro informa que tomou conhecimento desse grave ato de destruição ambiental ocorrido no município, envolvendo o corte e a queima de árvores nativas protegidas por lei. As árvores estavam localizadas em área pública e são consideradas tombadas pelo município, portanto, integram o patrimônio ambiental local.

O responsável pela ação será notificado e autuado administrativamente pela infração cometida. A Secretaria já iniciou os trâmites para aplicação das sanções cabíveis, incluindo multa ambiental.

O Artigo 49 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98) prevê pena de detenção de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, para quem destruir, danificar ou lesar plantas de preservação permanente em áreas públicas ou privadas.

Vale ressaltar que a prática de queimadas é proibida e representa um risco grave à saúde pública, ao meio ambiente e à segurança da comunidade. A equipe de fiscalização esteve no local e tentou contato com o responsável pela ação, que se recusou a atender os agentes. A recusa de cooperação agrava a situação e poderá gerar desdobramentos judiciais.

A Secretaria reforça que o município mantém um compromisso permanente com a preservação e a proteção do seu patrimônio ambiental e que condutas que atentem contra este patrimônio serão rigidamente combatidas dentro dos limites legais.

Secretaria de Meio Ambiente
Prefeitura Municipal de Juazeiro

redegn Foto redes sociais