Caso Ledo Ivo: Secretaria de Ordem Pública toma providências e retira esculturas. Guarda Municipal vigia a Praça Américo Tanuri

A Secretaria de Ordem Pública e Habitação de Juazeiro retirou obras de artes que estavam na praça na Praça Américo Tanuri. Conforme publicado na REDEGN no fim da tarde dE quarta-feira (28), moradores denunciaram que o artista plástico Lêdo Ivo foi visto arrancando árvores na Praça Américo Tanuri, no bairro Centenário, em Juazeiro, e em seguida tocando fogo.

Ledo Ivo exibia várias esculturas na praça.

Vizinhos filmaram toda a ação e acionaram a Polícia, que chegou ao local por volta das 19h10. De acordo com informações dos moradores, Lêdo chegou a ameaçar funcionários de uma empresa próxima e também os vizinhos que tentaram conter as chamas.

Na manhã desta quinta-feira (29), a reportagem da REDEGN esteve no local. Viaturas da Guarda Municipal estão na praça. Nas redes sociais são centenas de comentários. "Infelizmente a gestão passada não tinha pulso pra tomar atitude, vendo um espaço público sendo ocupado e não teve atitude nenhuma", disse o internauta Evandro. 

Desde o ano de 2019, Ledo Ivo contesta: "Minha obra é para ficar na rua. Eu tenho o direito, como artista, de investir neste espaço, e de me dirigir diretamente à população para perguntar: 'O que vocês pensam?'. E, depois, o poder público tá aí para pensar o que ele pense e tomar as atitudes que ele tenha para fazer. Mas eu acho que é desnecessário que a arte peça autorização para o poder público".

De acordo com videos divulgados ontem Ledo Ivo estava Visualmente alterado e discutia com moradores gritando que a praça é dele.

A REDEGN não conseguiu contato com o artista Ledo Ivo e solicitou nota a assessoria de imprensa de Juazeiro sobre as ações e providências que foram tomadas.

redegn Fotos Redes Sociais e Italo Duarte Redegn