Você já declarou Imposto de Renda. Muitas pessoas deixam para declarar nos últimos dias. Confira dados Juazeiro e Petrolina

O prazo final para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da pessoa física de 2025, referente ao ano-calendário de 2024, está prestes a acabar. Os contribuintes têm até este dia 30 de maio, sexta-feira, para prestar contas ao leão. 

Em Juazeiro Bahia até a tarde de terça-feira (27), foram recebidas cerca de 22 mil declarações. Em Petrolina as declarações recebidas ultrapassam 44 mil.

De acordo com a Receita Federal que quem não declarar até o final do prazo pode sofrer penalidades. Muitas pessoas deixam para declarar nos últimos dias.

A pessoa física que não fizer a declaração vai pagar 1% do valor dos tributos devidos, por mês que atrasa. Isso vai somando até chegar a 20% do valor devido. A multa mínima é de R$ 165,74 centavos. A pessoa também pode ficar com problemas no CPF e gerar complicações, inclusive, na movimentação da conta bancária.

Atualmente, a declaração do Imposto de Renda é 100% online e pode ser feita pelo computador ou até por um aparelho de telefone, através do programa da Receita Federal ou pelo site. Gustavo Breitenbach lembrou da possibilidade da declaração pré-preenchida.

Próximo ao fim do prazo, cerca de 10 milhões de contribuintes ainda não acertaram as contas com o Leão. O número equivale a 76,48% do total esperado para este ano.

Segundo a Receita Federal, 61,5% das declarações entregues até agora terão direito a receber restituição, enquanto 20,6% terão que pagar Imposto de Renda e 17,8% não têm imposto a pagar nem a receber. A maioria dos documentos foi preenchida a partir do programa de computador (83,5%), mas 11,1% dos contribuintes recorrem ao preenchimento online, que deixa o rascunho da declaração salvo nos computadores do Fisco (nuvem da Receita), e 5,4% declaram pelo aplicativo Meu Imposto de Renda para smartphones e tablets.

Ascom