Risco Rio São Francisco: Tema instalação Usina Nuclear volta a ser especulado

Mais uma vez especulações sobre a instalação de uma Usina Nuclear com uso das águas do Rio São Francisco volta a ser motivo de especulações.

O tema não passou despercebido mesmo de não ter sido sequer tema do encontro entre o presidente Lula e o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou.

Um dos temas é o interesse na construção conjunta de pequenas usinas nucleares com a Rússia, mencionando um projeto de energia já levantado anteriormente. Confira REDEGN ano 2023 Instalação de Usina Nuclear volta a ser tema de debates

O Plano Nacional de Energia 2050, elaborado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), identificou nove localidades nas regiões Nordeste e Sudeste do país para estudo de viabilidade para abrigar usinas nucleares. No Nordeste, a área escolhida fica na cidade de Itacuruba, em Pernambuco. Segundo a Eletronuclear, estudos indicam, desde 2011, que a área de Itacuruba apresenta condições ideais para a construção do empreendimento que custaria em torno de R$ 30 bilhões.

A cacique Pankará Lucélia Lea, na época  lembrou os impactos sofridos pela comunidade indígena quando foi completamente transferida de seu território original, para a construção da usina hidrelétrica de Itaparica.

“Toda vez que vou falar sobre a usina nuclear lembro de quando precisamos sair do nosso território para a construção da usina de Itaparica. Temos a certeza que essa nova construção vai impactar diretamente, mais uma vez, o povo indígena, quilombola e a sociedade como um todo. Entendo que uma energia limpa não vem para tirar um povo do seu território, uma energia limpa não vem para absorver a água do nosso rio e devolver ela em uma temperatura fora do natural, a que os animais não estão acostumados”, pontuou.

Em 2021 o projeto de construção de uma usina nuclear em Itacuruba (PE) foi debatido em Brasilia, durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado.

Redegn Texto Ney Vital Foto ilustrativa Joao Zinclar