Juazeiro realiza dias 27 e 28.5 a 4ª Conferência da Promoção da Igualdade Racial

 

Um momento de grande importância para que a sociedade civil avalie o que já foi feito pelos governos federal, estadual e municipal para o enfrentamento do racismo, por meio de políticas públicas, e apresente novas propostas. Assim podemos resumir o papel da 4ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMUPIR) que acontecerá em Juazeiro nos dias 27 e 28.5, no Centro de Cultura João Gilberto. A palestra de abertura do evento será feita pelo ativista, jornalista e colunista do Uol, André Santana.

O evento é uma etapa preparatória para as Conferências Estadual e Nacional de Promoção da Igualdade Racial. É um espaço democrático de escuta da sociedade civil, criado pelo governo brasileiro. Neste ano o tema central da conferência é: "Igualdade e Democracia: reparação e justiça racial".

Em Juazeiro/BA a conferência acontece dias após o Instituto Brasileiro e Geográfico (IBGE) divulgar o Atlas da Violência, com dados, alarmantes sobre a morte violenta de jovens e de mulheres negras, onde a Bahia se apresenta ora como líder regional, ora entre o 1º e 2º lugares no ranking nacional. Os dados, por si só exigem atenção governamental especial.

A conferência está sendo organizada pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (SEDES), Casa do Conselhos do Munícipio e Uneb.

Ascom