Conforme publicado na REDEGN o engenheiro mecânico, Miled Cussa Filho foi exonerado da função 6ª Superintendência da Codevasf, em Juazeiro (BA). Ele foi exonerado na sexta-feira dia 09 de maio de 2025, em ato publicado no Diário Oficial da União assinado pelo diretor-presidente Marcelo Andrade Moreira Pinto.
Miled assumiu a função em 05 de novembro de 2021 e nesta quinta-feira (15) concedeu entrevista numa coletiva e imprensa.
Miled respondeu diversas perguntas. Um dos pontos da entrevista foi sobre as denúncias sobre o envio de emandas pelo deputado Federal Elmar Nascimento para o município de Campo Formoso, cujo prefeito é irmão de Elmar, Elmo Aluizio Vieira Nascimento. Confira Emenda para cidade do irmão fez Elmar Nascimento virar alvo da Polícia Federal. As denúncias da Polícia Federal repercutiram na imprensa nacional. Operação Overclean: assessor de Elmar citado em 'planilha de propinas' deixa gabinete.
O ex superintendente foi questionado se houve perseguição política e ou fogo amigo? Miled Cussa Filho confirmou que fez "sim comunicados aos órgãos de controle que apuravam as denuncias".
"Eu não tenho como afirmar. Não posso dizer o que não tenho provas. A minha (indicação) veio por meio de uma indicação do deputado Elmar Nascimento que está na China. Essa pergunta quem deve responder é o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira".
Questionado pelo radialista Geraldo José, REDEGN e Rádio Juazeiro, se teme pela sua vida e se já foi ameaçado, o ex Superintendente respondeu: "Nunca se sabe. Pela história de minha vida agi. Tudo que fizemos dos comunicados a CGU foram parâmetros legais. Era obrigação minha comunicar".
ACUSAÇÕES POLÍCIA FEDERAL CAMPO FORMOSO: Uma emenda enviada pelo deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA) para um convênio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) fez com que o parlamentar virasse alvo da Polícia Federal (PF) na Operação Overclean, que investiga desvios milionários em contratos bancados com emendas.
A informação consta na decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a 3ª fase da Overclean na quinta (3) de abril.
Na decisão, o ministro aponta que a PF relatou que a análise de dados de celulares apreendidos pela operação apontaram para encontros entre o prefeito de Campo Formoso (BA), Elmo Aluizio Vieira Nascimento, irmão de Elmar, de um superintendente da Codevasf, que teria sido indicado pelo deputado, e representante da empresa que venceria a licitação sob suspeita naquele município.
“Entendeu a Polícia Federal haver indícios da participação nos delitos investigados do atual prefeito de Campo Formoso/BA, Elmo Aluizio Vieira Nascimento e do representante da sociedade empresária que, a seguir, venceria processo licitatório viciado, dentre outras pessoas”, diz trecho da decisão do ministro.
Miled Cussa Filho é o entrevistado desta quinta-feira (15) no Café Com Blog da redeGN.
Confira trecho da entrevista de Miled na coletiva desta manhã:
Da redação Rede GN / Foto: Geraldo José
1 comentário
15 de May / 2025 às 20h51
Miled fez o certo ! Ele é uma pessoa direita e quando a pessoa é direita eles não querem mais isso e pura verdade na administração pública isso é notório! Miled Juazeiro e região lhe conhecer desejo boa sorte vc fez um grande trabalho a frente da codevasf!