A Prefeitura de Juazeiro, através da sua assessoria de comunicação, encaminhou nota à redação da redeGN esclarecendo os motivos que justificaram o aumento na tarifa de água no município.
Confira:
"NOTA OFICIAL - Referente à reajuste na tarifa de água
A Prefeitura de Juazeiro informa que, após criteriosa análise técnica e legal, foi realizado o reajuste das tarifas de água e esgoto em 10,18%. O percentual corresponde exclusivamente à variação acumulada do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), entre agosto de 2023 e maio de 2025.
Destacamos que este é o primeiro reajuste, em vários anos, que se limita apenas à reposição inflacionária, sem qualquer aumento real ou extraordinário. Diferente do que ocorreu na gestão passada em que, somente os 2 (dois) últimos reajustes nas tarifas, totalizaram um aumento acumulado de 30,01%, entre junho de 2022 e agosto de 2023, conforme decretos n° 324/2022 e nº 700/2023.
Esta recomposição inflacionária é uma medida técnica indispensável para garantir o equilíbrio econômico-financeiro mínimo da autarquia, uma vez que os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário dependem da arrecadação para sua manutenção básica e para a realização de investimentos estruturantes.
Sabemos que algumas comunidades têm enfrentado dificuldades no abastecimento de água. Esse cenário é consequência de problemas estruturais antigos, como redes obsoletas, ligações clandestinas e falhas acumuladas ao longo dos anos.
Desde que assumiu em janeiro de 2025, a atual gestão encontrou o SAAE Ambiental em estado crítico, tanto estrutural quanto financeiramente. Entre os problemas mais graves herdados e, já em apuração criminal pelo Ministério Público da Bahia, está uma dívida superior a R$ 48 milhões com a Coelba, colocando em risco o fornecimento de energia elétrica que mantém operando as estações de tratamento, elevatórias e redes de distribuição.
Vale ressaltar que, após anos sem o pagamento regular dessas faturas — desde 2019 —, a atual administração retomou o compromisso com o pagamento da conta de energia, medida essencial para evitar o colapso dos serviços.
Portanto, o reajuste anunciado não representa aumento real nas tarifas, mas apenas uma reposição necessária para compensar as perdas inflacionárias acumuladas e permitir a continuidade dos serviços públicos essenciais à população.
Seguimos firmes no compromisso de reestruturar o sistema e garantir, com responsabilidade, um serviço digno para todos os juazeirenses.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Juazeiro".
9 comentários
15 de May / 2025 às 00h29
Srs leitores e população Juazeirense. Quando o atual gestor, se propôs a ser candidato a prefeito, exercendo assim sua cidadania, em estando bem com legislação durante a campanha eleitoral, sabia dos desafios que enfrentaria, tanto que maioria dos eleitores, ofertaram a ele, através do voto, privilégio de ser eleito prefeito desta cidade. Ladeado por políticos que passaram 12 ou mais anos no poder, referente ao assunto postado, destacar a última gestão municipal, me preocupa pois, população Juazeirense, quer de quem foi eleito prefeito, procurar solucionar problemas da população, não ficar
15 de May / 2025 às 00h36
Não ficar olhando pelo retrovisor. "Juazeiro tem pressa" cuida, pega a visão. O formato do secretariado, já se percebeu que alguns compõem equipe, não foram do vosso agrado, foi por conta dos acordos políticos, muito ruim pra quem disse que iria fazer diferente. Entenda que nós pagamos muito caro, pra atenção que nos é ofertada pela municipalidade, nessa questão, pagamos mais pelas taxas do que próprio consumo do preciso líquido, sem desculpas. Um absurdo.
15 de May / 2025 às 00h41
O pior Srs, é fato de que o Sr responsável pela comunicação da autarquia SAAE, segundo populares, ao ser questionado sobre aumento, disse não ter conhecimento. Se isso for verdade, algo não está bem, igual a tantas outras anteriores,meio receio é saber que o que começa errado, tende a continuar, errando claro
15 de May / 2025 às 05h37
Onde iremos parar? Logo logo chegará aos 50 reais. É a sede pelo dinheiro do povo.
15 de May / 2025 às 06h44
Deveriam tomar vergonha na cara, essa amiga ridícula que oferece um serviço porco, destruindo as ruas, destruindo asfaltos, que faz reparos mal feitos, não atende a demanda da população e ainda tem um aumento bem acima da inflação. Será que os funcionários também receberão aumento de acordo com a extorsão que sofre a população?!
15 de May / 2025 às 08h11
Eu acho que ta bom demais,se fosse só eu,mas é todo mundo,então da bom demais,o povo não tem que reclamar de nada,tem que ficar caladinho.ai me vem esse SEMPRE JUAZEIRO falar abobrinha,cheios de palavras bonitas e no final não fala nada.quer ser inteligente e? bobão
15 de May / 2025 às 10h57
É totalmente contraditória a nota , pois fala de aumento da gestão passada e de acúmulo da não aplicação do reajuste da inflação, assim como o débito de energia de 2019 gestão do seu apoiador é um dos mentores da candidatura do atual prefeito, na campanha o atual prefeito tinha solução até para falta de chuva hoje nada pode ser fei por culpa da gestão passada , o SAAE está com dificuldades porém em janeiro fez um contrato sem licitação de quase 6 milhões por 06 meses para a autarquia
16 de May / 2025 às 06h56
Um absurdo, no início do teve sim um aumento, na taxa, pequeno, mas teve sim, e agora me vem com essa conversa mole que só engana o povo mais humilde. Chega prefeito, faça alguma coisa que preste pelo município, de lado essa mania de tá botando culpa em gestão passada, tá igual a esquerda que tudo é culpa do bolsonaro, chega, o povo não tá comendo mais esses reggaes, digo mentiras!
18 de May / 2025 às 20h48
Esse governo é assim a população toda no prejuízo com esse aumento absurdo ! Não tivemos mudança nem uma até agora e pelo jeito a tendência é piorar.