Moradores dos diversos bairros de Juazeiro reclamam do aumento de 10,18% na tarifa de água

Sob a argumentação de que desde o ano de 2023 não há reajuste na Tarifa de Água a gestão municipal publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (14) um aumento de 10,18%.

O DECRETO Nº 237/2025, DE 14 DE MAIO DE 2025 Fica concedido o realinhamento de 10,18% (dez vírgula dezoito por cento) sobre as tarifas dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário praticado pelo Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE, conforme disposto no Anexo Único deste Decreto.

O aumento começa a valer dentro de 30 dias, ou seja, virá na próxima conta. A publicação chega num momento em que a gestão do SAAE não está muito bem avaliada por conta da falta do precioso líquido em diversos bairros da cidade.

O fato repercutiu no Programa Geraldo José (Rádio Juazeiro) na tarde de hoje, especialmente nos bairros Parque Residencial, Quidé e Praia do Rodeadouro onde a falta de água se faz mais constante.

Embora o Decreto tenha sido assinado pelo prefeito em exercício Tiano Félix, mas a gestão é do prefeito Andrei Gonçalves (licenciado) e a repercussão deve ter resquícios na gestão principal e na direção do SAAE sob comando de Fabiana Possídio.

“Aqui no Parque Residencial tá feio a falta de água, não podemos mais nem usar né porque todo dia falta hoje mesmo já não tem água para nada. Está uma vergonha Geraldo aqui no Parque Residencial, só Jesus” expressou Rosana.

“Só  aumenta a tarifa, mais quando a gente precisa  não  tem retorno. Eu precisei e tive que pagar uma  empresa particular. O IPTU, eu pago com raiva, aqui não  passa gari não  tem capina. NÃO  é  pra isso que a gente paga esse imposto? Pago com raiva!” acrescentou Dona Salete Gomes.

Confira o Decreto AQUI

Prefeitura de Juazeiro responde:

"NOTA OFICIAL - Referente à reajuste na tarifa de água

A Prefeitura de Juazeiro informa que, após criteriosa análise técnica e legal, foi realizado o reajuste das tarifas de água e esgoto em 10,18%. O percentual corresponde exclusivamente à variação acumulada do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), entre agosto de 2023 e maio de 2025.

Destacamos que este é o primeiro reajuste, em vários anos, que se limita apenas à reposição inflacionária, sem qualquer aumento real ou extraordinário. Diferente do que ocorreu na gestão passada em que, somente os 2 (dois) últimos reajustes nas tarifas, totalizaram um aumento acumulado de 30,01%, entre junho de 2022 e agosto de 2023, conforme decretos n° 324/2022 e nº 700/2023.

Esta recomposição inflacionária é uma medida técnica indispensável para garantir o equilíbrio econômico-financeiro mínimo da autarquia, uma vez que os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário dependem da arrecadação para sua manutenção básica e para a realização de investimentos estruturantes.

Sabemos que algumas comunidades têm enfrentado dificuldades no abastecimento de água. Esse cenário é consequência de problemas estruturais antigos, como redes obsoletas, ligações clandestinas e falhas acumuladas ao longo dos anos. 

Desde que assumiu em janeiro de 2025, a atual gestão encontrou o SAAE Ambiental em estado crítico, tanto estrutural quanto financeiramente. Entre os problemas mais graves herdados e, já em apuração criminal pelo Ministério Público da Bahia, está uma dívida superior a R$ 48 milhões com a Coelba, colocando em risco o fornecimento de energia elétrica que mantém operando as estações de tratamento, elevatórias e redes de distribuição.

Vale ressaltar que, após anos sem o pagamento regular dessas faturas — desde 2019 —, a atual administração retomou o compromisso com o pagamento da conta de energia, medida essencial para evitar o colapso dos serviços.

Portanto, o reajuste anunciado não representa aumento real nas tarifas, mas apenas uma reposição necessária para compensar as perdas inflacionárias acumuladas e permitir a continuidade dos serviços públicos essenciais à população.

Seguimos firmes no compromisso de reestruturar o sistema e garantir, com responsabilidade, um serviço digno para todos os juazeirenses.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Juazeiro
"

Da redação Rede GN