Em contato com o Blog na tarde desta segunda-feira (12), o acompanhante de um pacinete do TFD de Juazeiro, em Salvador, denuncia mais uma vez "o abandono da Casa de Apoio em Salvador", no bairro de Brotas. Na denúncia, ele - que é acompanhante TFD desde 2017, também cita que o ponto de apoio em Juazeiro, próximo ao SAMU, está cheio de buracos. Confira denúncia completa:
"A situação está crítica: armários enferrujados, camas quebradas, colchões rasgados, janelas dos banheiros destruídas e uma janela da sala com risco de cair, com aviso para ninguém tocar. Um perigo. Só colocaram Wi-Fi e pintaram por fora. O essencial — conforto e dignidade — foi ignorado. O ponto de apoio em Juazeiro, perto do SAMU, também está cheio de buracos. Enquanto isso, o prefeito Andrei fez cirurgia em São Paulo pelo plano da Caixa, mas como servidor público afastado e prefeito, por que não fez no SUS de Juazeiro ou Salvador? Seria uma oportunidade pra ver de perto a saúde da gestão dele e do governador Jerônimo. A população do TFD continua esquecida", lamenta.
Em nota, a Secretaria de Saúde de Juazeiro/ Sesau informa que a Casa de Apoio ao Tratamento Fora do Domicílio/TFD, localizada em Salvador, desempenha um papel fundamental no acolhimento de pacientes de Juazeiro que necessitam de tratamento médico fora do município. No entanto, devido ao intenso fluxo diário de pessoas, a unidade enfrenta desafios significativos quanto à conservação de suas instalações e mobiliário. Um exemplo recente dessa situação é o desgaste acelerado dos colchões, dos quais alguns foram encontrados rasgados, apesar de terem sido revestidos há menos de dois meses.
Esse cenário evidencia, além do uso constante, possíveis episódios de uso inadequado ou descuido por parte de alguns usuários, algo que lamentamos, pois o zelo pelo espaço compartilhado é fundamental para que todos possam usufruir de maneira digna e segura.
A Sesau informa ainda que a manutenção e a limpeza sanitária da Casa TFD seguem um cronograma previamente estabelecido, com ações prioritárias aos finais de semana, período em que o fluxo de pacientes permite uma organização mais eficaz dos serviços. Dentro desse planejamento, novas manutenções já foram iniciadas e outras estão programadas para garantir melhores condições de acolhimento dos pacientes.
Redação redeGN/Fotos: Reprodução/WhatsApp
2 comentários
12 de May / 2025 às 20h28
Eita governo faz de conta cada desculpa que não colar mais tá sendo é pior nessa gestão não só nessa casa apoio e vários setores da saúde pessoas que foram colocadas uma boa parte são arrogantes série acham dono várias pessoas na mesma função pessoas sem fazer só perseguição com os servidores acordar prefeito um governo novo com tantas coisas que o povo e servidores não estão gostando a secretária de saúde sem organização mais parece que tá a mil maravilhas mais não tá não tá péssima!
12 de May / 2025 às 22h03
Kkkk ! já usei TFD em janeiro/fevereiro 2025 e alguns anos atrás? Cara tem gente que não pensa! o apoio do TFD ao lado do SAMU é de chão batido tem buracos? o que o acompanhante relata pode ser mas quem quebra, suja, é quem está por lá usando? até uma descarga sanitária o pessoal tem preguiça de fazer? quanto ao prefeito ele tem plano FEDERAL tem que procurar uma melhor assistência de saúde já que o plano é Nacional? é muito MI MI MI? Pacientes acham que TFD deve ser igual a HOTEL 5 ESTRELAS ?tem 3 alimentações ! Tem também MERENDAS? é melhor a assistência médica em SSA do que em Juazeiro.