As exportações da Bahia somaram 854 milhões de dólares em abril deste ano, uma queda de 9% em relação ao mesmo mês do ano passado. O volume exportado também teve retração de 2%, reflexo sobretudo da desvalorização de 7,2% nos preços médios dos produtos embarcados pelo estado.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (9) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan), com base em informações da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Informação sao do parceiro Bahia Notícias.
Segundo a SEI, o recuo nos preços de commodities importantes — como petróleo e produtos agrícolas — foi determinante para o resultado. A superintendência destacou que a expectativa de safra recorde em 2025, combinada com preços mais baixos e o excesso de oferta no mercado global, influenciou diretamente a queda nas cotações.
IMPORTAÇÕES=As importações também apresentaram desempenho negativo no mês, com recuo de 21,8% em relação a abril de 2024, totalizando 795,4 milhões de dólares. O volume desembarcado caiu 29,3%, resultado atribuído principalmente à desaceleração da atividade econômica.
BALANÇO DO ANO-Apesar do recuo em abril, no acumulado de 2025, as exportações baianas totalizaram 3,62 bilhões de dólares, um crescimento de 3,5% frente ao mesmo período do ano passado. Já as importações somaram 3,18 bilhões de dólares, com leve queda de 0,6%.
0 comentários