Exu: Compesa diz que abastecimento será retomado, de forma gradual, de acordo com o calendário, para a cidade. População reclama falta água torneiras

Conforme publicado na REDEGN, a população da Terra de Luiz Gonzaga, Exu Pernambuco, tem sofrido com a falta de água nas torneiras. Por onde se andase vê carros-pipa indo e vindo, carroças e pessoas carregando baldes e tonéis com água. Há mais de três meses não chega água na torneira de nenhum bairro da cidade. 

Leitores da REDEGN, que moram em Exu pedem socorro e providências: "Tem bairro que faz 4 meses que não tem água nas torneiras. Isto mesmo o tamanho do absurdo. Sem água nas torneiras". A reportagem da REDEGN repercutiu nos blogs, portais de notícias da capital pernambucana e nas emissoras de rádio.

Pelas redes sociais internautas reclamam: "Em pleno século XXI , e a cidade de Exu sem água, isso é lamentável e injustificável". Essa é a situação em Exu - PE , 2 meses sem água nas torneiras . Fico imaginando as pessoas que não podem comprar pipas d'água ou até mesmo carroças os preços são salgados para a maior parte da população . Precisamos que a @compesa_oficial, prefeito, deputados ou @raquellyraoficial faça alguma coisa"

Em contato com a REDEGN, moradores relatam que estão sem ter abastecimento de água e que já houve uma manifestação cobrando da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) a solução do problema.

Segundo os moradores, mesmo pagando as contas em dia, o abastecimento de água nas casas não existe. “Vivemos pagando uma conta de um serviço que não temos e ainda temos que comprar pipas de água, pois não temos como ficar sem esse líquido precioso e indispensável”, disse o morador ressaltando que o valor cobrado por um carro pipa varia entre R$100,00 a trezentos reais dependendo da qualidade e litros tanque caminhão.

A REDEGN obteve a informação que a Compesa ano passado realizou “um calendário de abastecimento da cidade de Exu com rodizio de dias com água e outros sem água, mas agora piorou visto que todos os dias não tem água nas torneiras".

Exu é abastecido pela adutora do Sistema Integrado Luiz Gonzaga.

O problema de falta de água lógico tem prejudicado o cotidiano das escolas, postos de saúde, comércio. "O impacto na saúde pública também é significativo, com relatos de aumento de doenças relacionadas à falta de higiene adequada e ao consumo de água de qualidade duvidosa", diz uma moradora que prefere não ser identificada.

RESPOSTA COMPESA: A Compesa informa que, durante o mês de abril, o Sistema Adutor do Oeste e o Sistema Adutor Luiz Gonzaga, que abastecem o município de Exu, passaram por algumas paradas emergenciais. No sábado (3), o fornecimento de água foi suspenso para a cidade devido à necessidade de realização de serviços de reparo em um trecho de 300mm da adutora Luiz Gonzaga. A manutenção teve início nesta na manhã de domingo (04) e deverá ser concluída às 17h, quando o abastecimento será retomado, de forma gradual, de acordo com o calendário, para a cidade.
 

redegn Foto Ney Vital arquivo redegn