As chuvas registradas nos últimos nos últimoas dias não aliviam o sofrimento de centenas de moradores da zona rural. Informações obtidas pela REDEGN é que a zona rural de Juazeiro e Petrolina a situação é de calamidade. É a "seca verde". Com as chuvas em algumas localidades a situação se agrava. Uso de carros pipas para abastecer continua necessário.
Em Juazeiro Bahia o Decreto de Emergencia continua vigente. Italo Ferreira, coordenador da Defesa Civil de Juazeiro afirmou que a vigência é de 180 dias e é pré requisito para o funcionamento da operação carro Pipa.
Apesar das fortes chuvas, a situação na zona rural de Petrolina tamvém chama a atenção devido a estiagem e consequentemente, falta de água. Agricultores ligados aos movimentos sociais relatam a REDEGN, que a chuva é sempre uma benção. "Mas foi muito tempo sem chuvas. Sol abrasador. Chove e faz sol. Lavoura não se sustenta". Em resposta a REDEGN a assessoria informou que a Prefeitura está com um *decreto de Situação de Emergência* devido a estiagem ativo sim. Com isso, a operação pipa do exército continua, com 21 caminhões distribuindo água pelo município.
No íncio desse mês, o governador Jerônimo Rodrigues, disse que a seca na Bahia já alcança dimensões críticas, com prejuízos no abastecimento de água para consumo humano e perdas na agropecuária.
“Voltamos a Brasília não para reivindicar, mas para construir soluções com o Governo Federal. Tratamos de carro-pipa, cestas básicas, máquinas para limpeza de aguadas e construção de barragens. Também trouxemos pautas como alimentação animal e adutoras. Agradeço, em nome da Bahia, o presidente Lula e o ministro Waldez pela escuta e disposição em nos ajudar”, afirmou.
Com a situação no estado, alguns municípios já têm parte do seu território caracterizado como árido, não mais semiárido. O estado estima que, nos próximos dias, mais de 150 municípios possam estar em situação de emergência.
Prefeitos presentes também relataram as dificuldades vividas no interior. Emanuel Rodrigues, prefeito de Rodelas, reforçou a urgência de medidas combinadas. “Precisamos de milho, carro-pipa, máquinas forrageiras, limpeza de aguadas e projetos de adutoras. Nossa região já é considerada árida. Temos riachos que, se perenizados, podem ser uma solução importante para garantir água.”
redegn Foto arquivo REDEGN
0 comentários