Deputados e senadores tem semana esvaziada por conta do feriado da Semana Santa

As atividades no Congresso Nacional terão ritmo mais lento ao longo desta semana devido ao feriado da Semana Santa. Na Câmara dos Deputados, as sessões serão virtuais e os parlamentares poderão registrar presença e votar pelo aplicativo InfoLeg.

No Senado, não há previsão de sessões.

Com o esvaziamento da Casa, as discussões sobre o projeto de lei da anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro devem perder força. 

Nos últimos dias, deputados da base governista e da oposição pressionaram o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para tomar uma decisão sobre a tramitação do projeto.

Motta tem buscado diálogo com representantes dos Três Poderes para chegar a uma alternativa de consenso. Na última semana, ele teve reuniões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — que tem articulado a proposta com parlamentares e chefes de partidos. 

O presidente da Câmara também tem tentado fazer acenos ao Supremo Tribunal Federal (STF) para aliviar a tensão sobre a anistia. Na última semana, a Casa aprovou a urgência para quatro projetos que criam cargos em órgãos do STF e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

No Senado, o presidente Davi Alcolumbre (União-AP) não convocou sessões no plenário para esta semana. O ritmo de trabalho das comissões temáticas também será reduzido. 

A expectativa é de que, na volta das atividades, Alcolumbre comece a negociar, junto aos líderes do governo, a pauta da sessão que analisará vetos presidenciais, marcada para o dia 27 de maio.

cnn Foto reprodução