O Ministério Público de Serrita reconheceu a inconstitucionalidade de uma lei do prefeito da cidade que pretendia legislar sobre a Missa do Vaqueiro. A Missa do Vaqueiro é um patrimônio imaterial do povo pernambucano e é protegida por lei estadual.
O Ministério Público reconheceu a inconstitucionalidade da lei, pois a Missa do Vaqueiro é um patrimônio imaterial e é protegida por lei estadual.
A Missa do Vaqueiro é uma celebração religiosa e cultural que homenageia os vaqueiros do sertão pernambucano. Foi criada em 1970 pelo padre João Câncio dos Santos, com apoio do cantor Luiz Gonzaga.
A Missa do Vaqueiro é realizada anualmente no Parque Nacional do Vaqueiro, na zona rural de Serrita.
A Missa do Vaqueiro é um evento religioso, tradicional na cultura popular do sertão pernambucano, e já está na 44ª edição. A celebração teve origem a partir do assassinato do vaqueiro Raimundo Jacó, ocorrido nas caatingas do Sítio das Lages, distrito do município de Serrita, sertão do Araripe.
Em 1971, padre João Câncio dos Santos celebrou a primeira missa em memória do vaqueiro, idealizada pelo “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga. Desde então, o evento ocorre sempre no terceiro domingo do mês de julho, ao ar livre, em um local onde foi construído um altar de pedra rústica em forma de ferradura.
Redegn Foto de arquivo
0 comentários