Exclusivo: Gestão Andrei recebeu Juazeiro em último lugar entre municípios com mais de 100 mil habitantes, no ranking de eficiência do Governo Federal, aponta relatório

Após anos consecutivos de baixo desempenho, que posicionaram Juazeiro com os piores indicadores do país, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, a cidade registrou, nos primeiros meses da gestão do prefeito Andrei Gonçalves, a sua melhor pontuação no IDTRU-DL (Índice de Desempenho na Gestão das Transferências Discricionárias e Legais da União), de acordo com relatórios oficiais.

Criado em 2018, o índice é utilizado para avaliar a eficiência de municípios, estados e da esfera federal na gestão dos recursos transferidos pela União, considerando critérios como atos preparatórios, execução e prestação de contas.

Nota da atual gestão, aponta que "Em janeiro de 2025, o município do Norte baiano alcançou a nota 23,40, a mais alta da sua série histórica. Apesar de ainda não subir no ranking, o resultado representa um avanço em relação ao passado recente. Durante o governo Suzana, os dados de Juazeiro despencaram, fazendo-a ficar no último lugar".

O IDTRU-DL é um sistema de medição de desempenho que avalia mensalmente a gestão dos recursos operacionalizados na Plataforma Transferegov por parte dos recebedores de recursos. O índice serve como uma ferramenta essencial para monitorar e aprimorar a eficácia na aplicação dos recursos públicos, contribuindo para uma gestão mais transparente e eficiente.

Da redação redeGN