Foi lançado neste sábado, 1º de março, em Juazeiro, um documentário sobre a vida e arte do percussionista juazeirense, Raimundo Nonato, o popular Mundinho, que por longos anos formou uma dupla muito requisitada no Vale do São Francisco, com o parceiro, violonista e cantor, Neto.
O documentário revela, de forma cronológica, toda trajetória do percussionista, contada em depoimentos de familiares, amigos e fãs da dupla Neto e Mundinho, onde Raimundo Nonato assumia simultaneamente toda percussão e assessórios de arranjos, tocados de um jeito que só ele sabe fazer.
“A forma de Mundinho tocar os instrumentos de percussão impressiona. Na parceria com Neto, que já não está mais neste plano, se ouvia uma banda inteira, mas no visual era apenas os dois, ele e Neto, com Mundinho assumindo toda percussão e arranjos de boca, enquanto Neto fazia no seu violão uma sequência de sons onde se ouvia ao mesmo tempo Violão, contrabaixo e os solos de guitarra baiana, quando necessário”. Diz Wilson Duarte, amigo e fã.
De acordo com Ramon Araújo, filho de Mundinho e diretor do projeto, o curta metragem, produzido pela Produtora Cisnes Selvagens, com participação do próprio Raimundo Nonato, surgiu com "a ideia de homenagear o legado deixado pela dupla Neto e Mundinho”.
O evento, que contou com um bom público, marcou também o aniversário de Raimundo Nonato, Mundinho, que completou 68 anos no dia do lançamento.
O curta Metragem documental está disponível no canal Neto e Mundinho Oficial, no Youtube. Assista no link abaixo:
Da redação redeGN
4 comentários
05 de Mar / 2025 às 21h41
Belo documentário todos de parabéns Juazeiro é uma cidade cultural de grandes neto e mundinho e mestre alvinho são demais e os outros também as tardes de sábado e domingo era só alegrias uma musicalidade e ritmos fantásticos .
06 de Mar / 2025 às 02h21
Srs leitores e população regional, principalmente a Juazeirense. Tive oportunidade e privilégio de assistir o documentário, não sei se por falta de divulgação do evento, achei poucas pessoas presente na praça Imaculada Conceição, conhecida como praça da Bandeira, aproximadamente 50 pessoas no evento, muito bom, além de ser cultural,resgata a nossa história. A dupla fez história.
06 de Mar / 2025 às 12h06
A dupla Neto e Mundimho cantou é encantou as noites de Juazeiro. Meu amigo Mundinho, um abraço.
06 de Mar / 2025 às 12h24
AMBOS PESSOAS DO BEM. SIMPLES, E DEDICADOS A SUA ARTE DE TRABALHAR COM A MUSICA. MUNDINHO, TENHO MAIOR APROXIMAÇÃO, SALVO ENGANO, SERVIMOS O TIRO DE GUERRA JUNTOS. JUAZEIRO TEM ESSAS PEROLAS DE PESSOAS COMO ESSES SENHORES QUE APARECEM NO VIDEO, E MUITOS NÃO CONHECEM, MAS SÃO MUSICOS DA MAIOR E MELHOR QUALIDADE. GRANDE ABRAÇO MUNDINHO! VIVA A NOSSA CULTURA!