Em email ao blog o engenheiro agrônomo e ex-vice-prefeito de Juazeiro Antonio Carlos chaves, diz que depois que realizou com sucesso um experimento de café arábica com as variedades Catuaí e Acuam, utilizando sistemas de irrigação de gotejamento e micro-aspersão onde obteve alta produtividade e café de qualidade no Município de Jaguarari, percebeu que a maneira de viabilizar um sonho de implantar um pólo cafeeiro irrigado naquela região, seria levar água do São Francisco, através de um canal partindo do Lago de Sobradinho.
“Ninguém tem o direito de criticar esta idéia depois que se efetivou a interligação de bacias do Nordeste com água do São Francisco chegando até o Estado do Rio Grande do Norte. Outro exemplo que nos leva empreender esta luta é a construção do Canal do Sertão saindo do Município de Casa Nova- Bahia, adentrando muitos quilômetros no sertão do estado de Pernambuco, cujo projeto deve ser implementado com a nomeação de Fernando Bezerra Coelho para Ministério da Integração Nacional.Se não estou equivocado já existem estudos neste sentido”, concluiu Antonio Carlos Chaves.
25 comentários
13 de Oct / 2011 às 11h46
A transposição das águas do velho chico para estados distantes só poderia ser feita após o abastecimento de todas as comunidades próximas ao vale do são francisco. Como pode a população que mora nas margens do rio passar necessidade por falta de água. Fazer o quê o povo fica calado, enquanto isso a politicagem rola solta.
13 de Oct / 2011 às 13h15
Meu velho colega Chaves, dos tempos do Colegio Estadual Ruy Barbosa e Don Bosco, exagera quando diz que ninguem pode criticar estas idéias de sangria no Velho Chico ( canal até Senhor do Bonfim, outros adentrando Pernambuco). Pense em exploração dos lençóis subterrâneos, opção esquecida por muitos técnicos. Meu pai era negociante nas minas de esmeraldas da Carnaíba em Campo Formoso e na época se dizia que os melhores veios (canga) da pedra preciosa estavam a grandes profundidades que os métodos rudimentares usados não permitiam atingir e que tambem a presença de água inundava os cortes(como eram chamadas as minas). Me lembro de algumas localidades (Campo Formoso, Abreu e Lajes) onde encontrei referencias bibliográficas, em que aquíferos eram encontrados a 60m de profundidade . Rio/RJ 13/10/2011, Engº José Gomes.
13 de Oct / 2011 às 13h39
Este Antonio Carlos Chaves sonha demais mas seus argumentos são fortíisimos.Levar água para região de Senhor do Bonfim e Municipios vinzinhos é muito mais fácil que a transposição das águas do São Franciscos para os Estados de Pernambuco,Ceará,Paraiba e Rio Grande do Norte.
13 de Oct / 2011 às 14h29
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk chaves ja deve estar querendo a prefeitura de Bomfim kkkkkkkkkkkkkkkkk
13 de Oct / 2011 às 15h06
Esse tal de chaves e davi lima estão querendo induzir os nossos colegas do salitre! que emancipação vcs não sabem de nada! A legislação não dar prossedimento a esse tipo de artimanhas! Olha querem a verdade? veja! dois nomes que são ignorados pelo povo de juazeiro. Esse tal de chaves e davi lima estão querendo induzir os nossos colegas do salitre! que emancipação vcs não sabem de nada! A legislação não dar prossedimento a esse tipo de artimanhas! Olha querem a verdade? veja! dois nomes que são ignorados pelo povo de juazeiro. O sr. Chaves foi arrastado por Joseph Bandeira tornando vice-pprefeito e logo cortaram as alianças e acabaram com juazeiro levando ao atrazo por 04 anos. O sr. Davi Lima é outro que vive empendurado na politica não tem nome e nem votos, ja se candidator a tudo e não tem exito. Vão procurar o que fazer e deixa o povo trabalhar!
13 de Oct / 2011 às 16h21
Estimado e combativo Dr. Chaves: acompanhei de perto o inicio da construção do canal do sertão que se destinava ao sertão pernambucano, indo findar na região do araripe. Estava ligado ao governo de Pernambuco e tal efeméride teve inicio e morte no governo Marco Maciel. Recordo-me da grande festa no canteiro da obra no distrito de Rajada. Chaves seu pioneirismo em perfurar um poço para irrigar seu campo de observação da competitividade entre dois cultivares de café, é a prova maior que o aproveitametno da água do subsolo é mais racional. Continue a idear-nos.
13 de Oct / 2011 às 17h22
A PEDIDO DE CHAVES ESTIVE EM AUDIENCIA COM A PRIMEIRA DAMA DO ESTADO FATIMA MENDONSA TRATANDO DOPOTENCIAL DO ESPERIMENTO DE CAFE REALISADFO PELO MESMO EM JAGUARARI. O CAFE COLHIDO POR MIM ENTREGUEI NAS MAOS DA PRIMEIRA DAMA ELA FICOU TÃO IMPRESSIONADA QUE REUNIO O SEU GABINETE E PASSOU AS HORDENS PARA VIABILISAR O PROJETO REATIVAR O PLNTIO DE CAFÉ NA REGIÃO QUE FORA ANTES CELÇEIRO DE CAFÉ .LAMENTO NÃO TER SAIDO DA SALA E NAO TERMOS DEPUTADO DE COSTADOE DE PODER PARA VIABILISAR O PROJETO
13 de Oct / 2011 às 18h01
Pois é...se o Nordeste tivesse bons politicos,certamente,seria tão prospereo quanto o Sul. Quando vejo voce,chaves,falando sobre macro drenagens de Juazeiro,sobre irrigação em varia localidades para controlar a seca e produzir alimentos,me pergunto:O que querem,de verdade,aqueles que te criticam sem sugerir coisas melhores? A critica pela critica é vazia,sem contexto,sem sentido,sem razão de ser !...
13 de Oct / 2011 às 18h47
GILVAN DIAS seu ponto de vista tem que ser respeitado e debatido.Acho que o Programa Água para Todos instituido pelo Governo Federal executado na região pela CODEVASF deveria ser modificado.Quando designado pela CODEVASF para cadastrar as cominidades para este Programa em Remanso,Sento-Sé,Casa Nova,Sobradinho e Juazeiro eu, por conta própria, alterei esta distância para até 60 Km.A Superintendente da CODEVASF em Juazeiro Ana Angélica apoiou esta atitude e enviou para Brasilia todos os cadastramentos.Como não tive oportunidade de acompanhar a elaboração dos Projetos,citaria o exemplo do Vale do cuja adutora mede mais de 40 km..Acho que existe um embrião de um Projeto que modificado atende sua pretensão.Tive oportunidade de solicitar do ex-Presidente Lula a elaboração do Projeto da Adutora da Serra da Madeira,idealizado por Marlene Roriz,cujo projeto executivo deve estar pronto na CODEVASF de Juazeiro e tem extensão de aproximadamente 200Km.Vamos aperfeiçoar este Programa
13 de Oct / 2011 às 19h46
Há pessoas que visam ao lucro - essas pessoas devem tem plantação de café na região
13 de Oct / 2011 às 19h49
Quem sonha acordado é um verdadeiro sonambulo, essas pessoas deveriam pensar no ideal coletivo, mas só pensam em si.
13 de Oct / 2011 às 19h53
Chega de Juízo de valor! Vivemos numa democracia - a crítica é sempre importante, não podemos dizer amém sempre... Como desejam alguns
13 de Oct / 2011 às 19h56
Estou cheia desses "Xavecos"! Quem tem cafezais em Carnaíba não sou eu. Ele poderia falar da irrigação como um todo
14 de Oct / 2011 às 07h37
JULIANA MARTINS DO COUNTRY estou terminando um experimento de café arábica com as variedades catuaí e acuam em Jaguarari que já dura seis anos e quatro meses. Neste experimento conseguí alta produtividade e café de qualidade.Temos uma parte de uma propriedade deixada pelo meu pai,já falecido, onde pretendo fazer um plantio de l5 hectares.Não precisarei das águas do São Francisco porque com recursos próprios mandei perfurar 4(quatro) poços tubulares onde conseguí uma vazão de 29m3/hora.Estas vazões me permitem irrigar utilizando o sistema de gotejamento automatizado os l5 hectares desejados.Quero lhe informar ainda que a qualidade da água é C2S1 bem semelhante as águas do São Francisco que é C1S1.Talvés para desespero seu o Banco do Nordeste que acompanhou o experimento do café fez um zoneamento agricola selecionando l6(desesseis) Municipios naquela região que estão aptos a receberem financiamento para cultura do café irriagado.Deve ser por aí que tentarei plantar café.
14 de Oct / 2011 às 08h00
EDSON DA SILVA PAIM meu experimento de café foi feito com recursos próprios durante seis anos e quatro meses e os poços perfurados também foram com recursos próprios.Tenho água de qualidade para irrigar quinze hectares que consta do projeto. O Banco do Nordeste já financia café irrigado na região em desesseis Municipios que foram selecionados em função do experimento por mim realizado.Para irrigar as areas dos Municipios relacionados pelo Banco do Nordeste acho que deverá ser com água do São Francisco através do canal por mim proposto.A transposição do Rio São Francisco foi um sonho,se não estou equivocado,de Dom Pedro II,que se estivesse vivo você o chamaria de SONÂMBULO.Quem projetou o Canal do Sertão que sai do Municipio de Casa Nova Bahia; onde deverá irrigar aproximadamente 40 mil hectares e l60 mil no Sertão de Pernambuco,cujo projeto deverá ser lançado pela Presidente Dilma Rousseff e o Ministro Fernando Bezerra Coêlho, deve ser também no seu ponto de vista um SONÂMBULO.
14 de Oct / 2011 às 09h31
KODÓ, quando digo que você é IDIOTA é porque você não comenta o assunto postado.Você tenta descacterizar minha pessoa.Minhas ideias você tem todo direito de criticá-las.Eu sou diferente de você,Assino meus comentários e me identifico com minha fato.Você além de ser IDIOTA é COVARDE.Coloque sua foto para sociedade lhe conhecer.
14 de Oct / 2011 às 09h31
Até que em fim Chaves mostrou a cara tôda a falsa proposta para enmancipação do Salitre, proposta inviável pois a lei não permite, Êle quer usar o povo do Salitre como escudo para plantar café em uma área no alto Salitre...
14 de Oct / 2011 às 10h39
DR MALAN acho que o Ministro Fernando Bezerra que induziu a Presidente Dilma Rouusseff vir anunciar a implantação de 200 mil hectares para serem irrgados com a implantação do Canal do Sertão e necessitando se cacifar para ser candidato a Governador de Pernambuco isso possa acontecer.
14 de Oct / 2011 às 15h19
ANTONIO DIAS agora eu tenho certeza que você ou é IDIOTA ou é MALUCO.Eu disse que tenho por herança do meu pai,já falecido,uma parte de uma roça no Municipio de Jaguarai onde pretendo plantar l5 hectares de café.Seu IDIOTA ou MALUCO, Jaguarai é um Municipio e não fica no ALTO SALITRE.A agua que vou utilizar será retirada de quatro poços tubulares que mandei perfurar.Disponho de uma vazão de 29m3/hora com água propicia para irrigação classificda como C2S1.Quando terminar o experimento do café que já dura 6 anos e 4 meses esperando apenas a maturação uniforme dos frutos,entrarei com um Projeto no Banco do Nordeste para obtenção dos recursos financeiros.Seus comentários é de um DÉBIL MENTAL.Agora estou curioso para ver sua foto.Ou colega ou é um COVARDÃO.O projeto da transposição do Rio São demorou mais de cem anos para acontecer.Se acontecer a construção do canal que estou propondo com certeza já estarei MORTO.
14 de Oct / 2011 às 15h27
ANTONIO DIAS agora eu tenho certeza que você ou é IDIOTA ou é MALUCO.Eu disse que tenho por herança do meu pai,já falecido,uma parte de uma roça no Municipio de Jaguarai onde pretendo plantar l5 hectares de café.Seu IDIOTA ou MALUCO, Jaguarai é um Municipio e não fica no ALTO SALITRE.A agua que vou utilizar será retirada de quatro poços tubulares que mandei perfurar.Disponho de uma vazão de 29m3/hora com água propicia para irrigação classificda como C2S1.Quando terminar o experimento do café que já dura 6 anos e 4 meses esperando apenas a maturação uniforme dos frutos,entrarei com um Projeto no Banco do Nordeste para obtenção dos recursos financeiros.Seus comentários é de um DÉBIL MENTAL.Agora estou curioso para ver sua foto.Ou colega ou é um COVARDÃO.O projeto da transposição do Rio São demorou mais de cem anos para acontecer.Se acontecer a construção do canal que estou propondo com certeza já estarei MORTO.
14 de Oct / 2011 às 15h42
DAVI LIMA,é verdade que você levou amostra do café produzido por mim em Jaguarari para mostrar a Primeira Dama do Estado.Seu objetivo era mostrar que café irriagado em Jaguarai é viavel. O outro obejetivo era a continuidade do experimento com mais variedades e espaçamento.Nem os técnicos indicados pela Primeira Dama vieram e nem os que o Secretário da Agricultura determinou.Quero deixar claro que não preciso de ajuda de governos para plantar.Considero uma GRANDE IRRESPONSABILIDADE do Governo Estadual e Federal não terem atentado para continuidade do experimento.
14 de Oct / 2011 às 16h38
JOSÉ GOMES FILHO gosto muito de você.Realmente estudamos juntos no Colégio Estadual Ruy Barbosa e Dom Bosco. Tenho boas lembranças da nossa covivencia.Sua observação, sobre a utilização das águas dos aquíferos para irrigação de café, será assunto de um novo comentário.Vamos aprofundar o debate.
15 de Oct / 2011 às 14h48
devagar chaves.não percebeu que os bloguistas querem lhe tirar do sério?olha a pressão.
16 de Oct / 2011 às 07h03
No final do meu comentário eu escreví.SE NÃO ESTOU EQUIVOCADO, JÁ EXISTEM ESTUDOS NESTE SENTIDO. Pois bem, niguém teve a curiosidade de perguntar quem realmente fez os estudos.Estou em busca de dados para torná-los públicos.Há muita semelhança entre o Canal do Sertão para Pernambuco e o que eu citei para Bahia.
16 de Oct / 2011 às 07h12
GILVAN DIAS dei-lhe uma resposta falando sobre o Programa Água para Todos que já está sendo operado pelo Governo Federal na calha do Rio São Francisco.Não existe POLITICAGEM no meu dicionário.Sobre a adutora da Serra da Madeira, cuja solicitação fiz ao Presidente Lula e que deverá ser implantada no Distrito de Itamotinga, faça-me o favor de consultar à CODEVASF em Juazeiro.