O Hospital Dom Malan em Petrolina pertencente à rede estadual de saúde em Petrolina, realizou na quinta-feira (20), solenidade de formatura dos novos médicos residentes em pediatria, ginecologia e obstetrícia. Foram 8 médicas pediatras e 6 médicas ginecologistas e obstetras, numa cerimônia marcada pela emoção e homenagens.
Emocionado o agricultor e professor Adalberto Matos, usou um chapeu de couro para homenagear a sua filha, a médica Jessica Adriana, residente em pediatria. A doutora Jessica Adriana foi aprovada em concurso público para o Hospital Universitário da Paraíba, em Campina Grande.
Adalberto cita que o uso do chapéu de couro representa o simbolo da educação que transforma, única forma de libertação. "O chapéu de couro é para homenagear o avô materno, José Lapa Dias, seu Lapinha, in memória, que profetizava: ela vai ser médica, desde os dois anos de idade e chamava de minha pequena, frase que hoje a medica Jessica usa tatuada no braço".
Adalberto diz que relembrou toda a trajetória, o valor do trabalho e muita dedicação, visão de valorizar os estudos das três filhas, a médica Jessica, Iana Caroline, engenheira mecânica e Juliana, nutricionista, todas compromissadas com os valores mais humanos.
"Diz Luiz Gonzaga em suas canções e quando em vida pedia ao filho Gonzaguinha para estudar e ter curso superior e assim crescer como ser humano. É emocionante tudo isto. Uma felicidade imensa", ressalta Adalberto Matos.
"A residência não é apenas uma fase de treinamento técnico, é assumir acima de tudo a responsabilidade de cuidar da vida humana. O Brasil forma mais de 40 mil médicos por ano e tem cerca de 15 mil vagas de residência. Aquele que conseguiu acessar um programa de residência está pronto, qualificado e tem um diferencial como profissional de medicina. Os nossos profissionais formados hoje são privilegiados, " destacou a Diretora de Ensino e Pesquisa do HDM Ismep, Doutora. Angélica Cordeiro Guimarães.
"A residência é necessária para o nosso crescimento profissional. Eu acredito que o Hospital Dom Malan é um local especial para isso. Um hospital com residência médica é um hospital com alma, " frisou no seu discurso a formanda em pediatria, Ana Carlla Soares.
redegn Foto redes sociais
1 comentário
21 de Feb / 2025 às 14h02
Quem acredita vence