RedeGN - Cirurgia bariátrica por videolaparoscopia é tema de simpósio em Juazeiro

Cirurgia bariátrica por videolaparoscopia é tema de simpósio em Juazeiro

Integrando a programação do I Congresso IMIP de Saúde Integral do Vale do Médio São Francisco acontecem os Simpósios Satélites, sempre das 12:00 às 14:00, e trazendo temas relevantes. Dentro da área de clínica cirúrgica um dos temas abordados, no dia 22 de outubro, será a cirurgia bariátrica por videolaparoscopia. O Simposio Satélite sobre cirurgia bariátrica será realizado em parceria com a Bahia Medical e terá como palestrante o cirurgião bariátrico, Fabricio Messias Cardoso, da Gastrocentro - Centro Avançado de Controle de Peso. 

“A cirurgia bariátrica por videolaparoscopia é uma grande evolução, na tentativa de controle da obesidade. Nessa cirurgia em vez de abrir o abdômen do paciente, é preciso fazer apenas de 4 a 5 mini-incisões, por onde passam as cânulas e a câmera de vídeo”, afirma o gastrocirurgião. Cardoso acrescenta ainda que esta é uma conquista que vai ajudar muito quem necessita recorrer à cirurgia. “O método menos invasivo representa uma economia em médio prazo, pois existe a redução no tempo de cirurgia, no risco de infecção e hérnia no local do corte e a possibilidade de voltar às atividades normais em menos tempo”, explica o médico. 

Estatísticas - O número de pessoas com sobrepeso e obesas tem aumentado assustadoramente entre os brasileiros, chegando de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE a 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos. Em consequência, houve também aumento no número de cirurgias bariátricas no país. Desde 2003 o crescimento foi de 270%, registrando 60 mil cirurgias só em 2010, o que deixa o Brasil em segundo lugar no ranking mundial, perdendo apenas para os Estados Unidos. O Congresso - acontece de 20 a 22 de outubro no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, em Juazeiro - Ba.

Enfoque Comunicação