Juazeiro e Petrolina: chuva deixou o Sertão verde, mas é insuficiente para agricultura, afirma trabalhadora rural

"Rios correndo. As cachoeira tão zoando. Terra moiada. Mato verde, que riqueza"...assim canta Luiz Gonzaga louvando as chuvas quando caem no Nordeste. O sertão de Juazeiro e Petrolina, em sua zona rural estão do jeito que o nordestino gosta de ver: nesta época do ano, a vegetação, que parecia estar morta, renasce. Mas a exuberância da caatinga nem de longe representa o fim de um problema bem conhecido por lá: falta de água e plantio agricultura.

A REDEGN, conversou com famílias de agricultores que moram na região do Distrito do Junco. A informação é que com a chuva de janeiro, aliás "muita chuva", o roçado foi perdido completamente e agora "a dificuldade é realizar um novo plantio". 

A agricultora Elvira Silva diz que tem ouvido muita reclamação. "Plantei milho, plantei feijão... Eu plantei na chuva, que a chuva boa foi no mês de janeiro. Porque não teve mais chuva", resume a agricultora Maria da Costa Souza.

Agora que o período chuvoso já passou, é possível perceber que não foi o suficiente para as plantações se desenvolverem, e nem para encher os reservatórios de água.

Por outro lado, a caatinga conseguiu se recuperar, e está florescendo. Este cenário de contrastes caracteriza o fenômeno que os especialistas chamam de seca verde.

"Significa que é seca, pelo fato de a gente não estar conseguindo produzir o feijão, o milho e a mandioca, que são culturas tradicionais e de subsistência dos agricultores. É verde porque está conseguindo produzir a forragem, que é própria da caatinga. Aí essa forragem serve para agropecuária", explica Nélio Gurgel, agrônomo do Instituto Agronômico de Pernambuco.

 Na comunidade de Ponta da Serra, em Petrolina, a lavoura sofre com a estiagem, mas, por outro lado, o mato cresce e oferece o pasto para os animais. "Deu para juntar uma quantidade de água nos barreiros, e assim garanto alimento para os bodes. Mas plantio não dá", diz Jose Aparecido.

redegn Texto Ney Vital arquivo redegn