RedeGN - Juazeiro: 180 cisternas prontas para receber água de chuva

Juazeiro: 180 cisternas prontas para receber água de chuva

Outubro começou com muita expectativa para 180 famílias do interior de Juazeiro, que agora aguardam apenas a chuva chegar para então poder sentir o prazer de beber água pura, armazenada na cisterna de 16 mil litros, construída ali “no pé da casa”. As últimas cisternas de Juazeiro foram construídas pela SAET (Sociedade de Ações Educativas Sociais e Tecnológicas) em setembro e já agora foram emplacas. Essa é a última etapa onde a família é envolvida diretamente. É nesse momento que, além de fixar a placa na cisterna, o animador fotografa a família e oficializa a entrega do reservatório através da coleta da assinatura no termo de recebimento da cisterna. Os termos contendo as assinaturas das famílias e fotografias, dentre outras informações, são enviados para os financiadores (MDS - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e SEDES – Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza).

Para concluir essa etapa a SAET disponibilizou dois animadores de comunidade, que contaram ainda com a valiosa atuação de Leonice Rocha (integrante da Comissão Municipal de Águas), que acompanhou todo processo desde o início do projeto. Segundo Leonice as famílias estão, por um lado ansiosas, por outro satisfeitas, “porque estão vendo a preparação para a chuva aqui na região. O pessoal está satisfeito com a cisterna e ansioso esperando a chuva chegar para colher a água na sua cisterna”, explica. Dona Leonice também está com muita expectativa: “é um final de ano que promete ter chuva aqui na região”, prevê empolgada.

Trabalho em grupo – de acordo com Leonice Rocha o emplacamento das cisternas foi desenvolvido em menos da metade do tempo. Ela atribui a agilidade desse processo ao trabalho em grupo. Seguindo essa linha de pensamento o animador Izael Torres diz que “quando a gente trabalha em conjunto adianta muito mais o trabalho. Foi muito boa a ajuda que a gente teve de dona Leonice, pois o município de Juazeiro é muito grande”, reforça. Capacitação de ACS – para concluir todas as etapas do projeto no município de Juazeiro a SAET só precisa realizar a capacitação de ACS (Agente Comunitário de Saúde) que deve acontecer ainda no mês de outubro.

Por Álvaro Luiz Foto: Anderson Fabiano