POR JOHN CASPER BRANNER
Geograficamente, a elevação mais proeminente, vista de Juazeiro, é a Serra do Mulato, a cerca de 51km na direção sudoeste do Município de Juazeiro – BA. Segundo J. C. Branner – Geólogo Norte Americano, que pesquisou na região, junto a Serra do Mulato no ano de 1909, “subindo à encosta da Serra do Mulato, em sua face norte, as primeiras rochas encontradas são alguns xistos cristalinos de coloração escura.
Deste ponto até os rochedos despidos de vegetação, que circundam a montanha, não existem trilhas e os declives são cobertos por uma caatinga densa e cactos, difíceis de penetrar mesmo sob as circunstancias mais favoráveis. Na encosta da montanha, em certos lugares, é coberto com enormes quantidades de blocos grandes de pedras, soltos e algo desgastados por água e ventos”.
Esses matacões são principalmente de arenitos e quartzitos que formam o rebordo resistente que capeia o topo da montanha. Esta faixa de matacões sugere a possibilidade de um antigo nível de água. Do alto da serra possibilita uma boa vista das duas montanhas que ficam a leste. É a Serra do Boqueirão, que fica depois da Serra da Cruz, ainda mais a leste. Descreve J. C. Branner, “vista daqui, a estrutura geológica destas duas montanhas e suas relações com a Serra do Mulato são claras e simples., os quartzitos horizontais que capeiam a Serra do Mulato podem ser acompanhados com a vista ao longo de seus afloramentos, até essas montanhas vizinhas, que são capeadas pela mesma série de sedimentos.
A Serra do Boqueirão é pouco mais baixa que a Serra do Mulato, da qual é simplesmente uma projeção. O vale que separa estes dois pontos é uma anticlinal baixa, erodita. A Serra do Boqueirão é uma sinclinal suspensa, enquanto entre esta e a Serra da Cruz existe outro vale anticlinal. As dobras que formam estes vales e cristas são suaves e claramente definidas e todas as três montanhas são simplesmente projeções notáveis de uma região elevada que fica a sul”. A altitude do topo da montanha, acima do nível do mar, é de 865m; a espessura das camadas horizontais de quartzito que capeiam o cume é pouco acima de 125m; a altura do topo da montanha, acima da antiga planície de inundação da sua base é de 465m.
A imponência da majestade da Serra do Mulato, com sua soberba beleza e o seu mágico encanto da sua grandeza encravada no semi-árido baiano, no Vale do Salitre.
Texto enviado por Antonio Cursino e Antonio Carlos Chaves membros da Comissão de Estruturação para Emancipação do Salitre
5 comentários
12 de Oct / 2011 às 13h54
Esse tal de chaves e davi lima estão querendo induzir os nossos colegas do salitre! que emancipação vcs não sabem de nada! A legislação não dar prossedimento a esse tipo de artimanhas! Olha querem a verdade? veja! dois nomes que são ignorados pelo povo de juazeiro. Esse tal de chaves e davi lima estão querendo induzir os nossos colegas do salitre! que emancipação vcs não sabem de nada! A legislação não dar prossedimento a esse tipo de artimanhas! Olha querem a verdade? veja! dois nomes que são ignorados pelo povo de juazeiro. O sr. Chaves foi arrastado por Joseph Bandeira tornando vice-pprefeito e logo cortaram as alianças e acabaram com juazeiro levando ao atrazo por 04 anos. O sr. Davi Lima é outro que vive empendurado na politica não tem nome e nem votos, ja se candidator a tudo e não tem exito. Vão procurar o que fazer e deixa o povo trabalhar!
12 de Oct / 2011 às 16h34
A CODEVASF com tanta coisa pra fazer e Chaves fazendo tudo, menos trabalhando lá... não entendo
12 de Oct / 2011 às 18h59
Davi Lima é uma estoria, antes era oposição ferrenea, saiu canditado nas ultimas eleições ja do lado da situação, e questionado por Geraldo quando ainda era ancora do programa Sem Fronteiras, ele (Davi Lima) responde: "So nao muda quem é burro". Vejam os senhores aonde ficou a idelogia partidaria. Uma pessoa dessa quando chegar ao poder ele vai ta preocupado com o povo? Graças a Deus primeiramente que esse cidadão nao logrou exito......que continue assim......Vai tentando Davi Lima, um tempo oposição em outro situação, cuidado para o tiro não acertar o proprio pé.
13 de Oct / 2011 às 14h13
TAIS CARVALHO DA SILVA, fique sabendo que depois do anucio da implantação de 200 mil hectares para serem irrigados no Governo da Presidente Dilma Rousseff, será uma grande injustiça se a perenização do Rio Salitre não for incluida neste programa para aproveitar aproximadamente 5.000 hectares de aluvião.Se a Presidente Dilma Rousseff assim não proceder a MISÉRIA que ela tanto quer combater continuará no Vale do Salitre.Não é concebível plantar l50 mil hectares de cana de açucar para fabrico de etanol deixando o povo do Salitre sem irrigar suas terras e comprando água de carro pipa.Perceba que estamos catalogando o potencial economico de sustentabilidade do Nono Municipio do Salitre e encaminhando as proposições para Presidente Dilma Rousseff,Ministros,Deputados e posteriormente o Governador da Bahia para após analise técnica implementá-las.Não tenho duvidas que o potencial economico é enorme e poderá viabilizar economicamente o Novo Municipio.
21 de Jun / 2016 às 18h10
Vejo apenas comentários sobre fulano ou sicrano, de políticos e aproveitadores, mas o excelente trabalho geológico na Serra do Mulato, esse sitio arqueológico imponente em Juazeiro, ninguém trata ou sequer sabe o que significa, lamentável, a história de nossa região se perdendo desta forma..