Banhada pelo Rio São Francisco e repleta de cultura, Juazeiro tem tudo para se tornar um destino turístico de referência no Brasil, mas ainda enfrenta obstáculos. Diante disso, nesta terça-feira, 13, a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) promoveu uma reunião sobre o tema com representantes do setor de turismo e outras secretarias municipais.
Entre as preocupações levantadas, estão a melhoria da sinalização que indica a chegada a cidade, os estacionamentos e trânsito para ônibus turísticos, além da educação ambiental e cultural da população, a revitalização do Museu do São Francisco e a limpeza e segurança da Orla.
Maraísa Carvalho, proprietária de um Hotel da cidade e presidente do sindicato patronal de bares, hotéis e restaurantes de Juazeiro, destacou a importância da colaboração entre as secretarias para impulsionar a atividade turística, lembrando que o sucesso depende do trabalho conjunto. "O turismo não é feito apenas pela pasta do secretário diretamente responsável; é um trabalho conjunto, que exige o envolvimento de todos, da educação à segurança pública", destacou.
Não à toa, foram convocados representantes da Secretaria de Saúde, Ordem e Habitação, Meio Ambiente, Serviços Públicos, Obras Estruturantes, Guarda Municipal, Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, Secretaria da Mulher e Juventude e Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome.
O secretário de Cultura, Targino Gondim, explicou que o objetivo do encontro foi aproximar os empresários de turismo do município e os representantes do setor público. Durante o evento, também foram apresentadas iniciativas planejadas pela Seculte para a cidade, como o mapeamento de roteiros turísticos e o fomento à visibilidade de eventos, como a festa de São José, no Rodeadouro.
Além disso, foram apresentados projetos como a criação de um salão de turismo e um mirante na entrada da cidade, junto à famosa carranca que dá boas-vindas aos visitantes. A Seculte ainda convidou todos para o mutirão de limpeza no Rodeadouro, programado para o dia 16 de março, às 8h.
Ieda Bomfim, guia de turismo, enfatizou a importância da valorização da área, destacando sua importância para a economia local: "O turismo favorece desde os empresários aos profissionais liberais e ambulantes [...] Por isso, desejo que todos sejam parceiros da Secretaria de Cultura, com um olhar crítico e de amor pela nossa cidade".
Targino considerou o resultado da reunião muito positivo, destacando que ela serviu como um impulso para os próximos projetos. Ele afirmou: "No fim das contas, vemos que todos estão bastante empolgados. Contamos com a determinação e o foco de todos para fazer o turismo da cidade avançar."
5 comentários
13 de Feb / 2025 às 21h04
Glórias ao Senhor! Até que enfim apareceu um secretário de visão e ousadia. É irmãos, é justamente dessas pessoas que Juazeiro está precisando para alcançar o turismo que tanto pede para crescer na região. Para fazer turismo se reúne todas as secretárias de órgãos estaduais e até federais no caso a Marinha do Brasil. Visão e ousadia é o tempero para se chegar ao topo do turismo Juazeiro é grande em oportunidade turística que pede para ser operado e apresentado para todo o Brasil e até o mundo, basta ter esse tempero e coragem deixando de lado o ego pelo poder e pelo salário. Parabéns!!!
13 de Feb / 2025 às 21h38
Franciole na foto. . Já atrás de uma boquinha e vai conseguir, é só aguardar. Já fala mal da MAMÃE. Cara de pau!!!
13 de Feb / 2025 às 21h39
Franciole na foto. . Já atrás de uma boquinha e vai conseguir, é só aguardar. Já fala mal da MAMÃE. Cara de pau!!!
14 de Feb / 2025 às 08h49
Não há turismo sem capacitação e qualificação. De nada adianta limpar o rodeadouro se os comerciantes da area não entenderem da importancia de um ambiente higienizado, de um padrão de fardamento, de que precisam passar por qualificação. Cadê o SENAC e o SEBRAE que não estão participando? Não precisa ir muito longe: na orla de juazeiro aquelas barracas ao final não um verdadeiro horror. fedentina, animais soltos, barrocos feitos de qualquer jeito, comidas feitas sem qualquer vigilancia sanitária. ali é um espaço de turismo para os de casa e os de fora. Muito discurso e nada de ação concreta.
14 de Feb / 2025 às 11h08
Kkkkk ! Precisa de praias ,museus teatros, aí sim JUAZEIRO FARIA PARTE DO CIRCUITO BAIANO DO TURISMO ! brincadeiras a parte mas JUAZEIRO hoje não tem nada para os turistas EXIGENTES fazer um tour bonito, ao menos conhecer O RIO SÃO FRANCISCO E PASSEAR NAS BARCAS