Representando o prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, o vice-prefeito Tiano Félix acompanhou uma intensa agenda ao lado do coordenador do Programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, nesta sexta-feira (10).
A comitiva visitou importantes equipamentos de segurança alimentar do município e participou de reuniões estratégicas para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao combate à fome.
A comitiva, que contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome, Igor da Silva, a secretária da Mulher e Juventude, Érica da Costa e a assessora de Políticas Públicas da Prefeitura, Lorena Pesqueira, visitou o Restaurante Popular do Centro, atualmente fechado e em situação de abandono, o Restaurante Popular do bairro João Paulo II, além do Banco de Alimentos. Os equipamentos foram inspecionados para avaliar as condições de funcionamento e identificar os desafios a serem enfrentados pela gestão.
Na visita ao restaurante do João Paulo II, a comitiva acompanhou o momento do almoço sendo servido para os beneficiários. Atualmente, o restaurante fornece 500 refeições diárias para a população de baixa renda, do bairro João Paulo II e do Centro da cidade, que recebem marmitas, devido a unidade ter sido desativada pela antiga gestão.
O grupo também participou de reuniões com representantes do Instituto de Desenvolvimento e Igualdade Social e com os Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e Assistência Social (CMAS), onde foram debatidas ações prioritárias para reestruturar o sistema de proteção social no município.
O vice, Tiano Félix reforçou o compromisso da gestão municipal em garantir comida saudável para todos os juazeirenses e destacou o alinhamento entre os governos municipal e estadual. "Nós vamos reestruturar o Sistema de Proteção Social, que tem um papel fundamental na nossa política de combate à fome. Juntos com os nossos secretários, vereadores e lideranças, estamos fortalecendo as parcerias para utilizar ao máximo o potencial do CEASA e do Banco de Alimentos. É uma determinação clara do prefeito Andrei e do governador Jerônimo: trabalharemos alinhados, de mãos dadas, para construir uma Juazeiro cada vez melhor", ressaltou.
O presidente do COMSEA, Paulo César se colocou à disposição para atuar junto a Prefeitura Municipal nas ações. "Estamos felizes em saber que agora a Prefeitura e o Estado vão estar de mãos dadas com o Conselho para cuidar da segurança alimentar da população de Juazeiro, que tanto precisa", comemorou.
Tiago Pereira enfatizou a importância de unir forças para cuidar de Juazeiro. "Existe muito trabalho para ser feito, são muitos desafios pela frente, fruto das fragilidades deixadas na oferta dos serviços públicos, inclusive no direito humano à alimentação. Com a determinação do governador Jerônimo e do prefeito Andrei, vamos fortalecer a agricultura familiar, a produção de alimentos e combater a fome de forma efetiva em Juazeiro", concluiu, o coordenador do Bahia Sem Fome.
Ascom/PMJ
3 comentários
11 de Jan / 2025 às 14h29
Gente..., tenho a impressão que só agora juazeiro passou a pertencer ao estado da bahia. O governo do estado atuando de imediato na área da saúde, combate à fome...e com certeza vai vir mais... Claro que é bom p o município, a questão é porque SÓ AGORA? lamentável... Mas tem uma coisa, a secretária de saúde com seu discurso criticando a demora nos atendimentos, e outras coisas da saúde municipal em juazeiro, e em Salvador tendo protesto por conta de regulação. Acho melhor todos trabalharem para o benefício da população, isso que é preciso com urgência e que é a obrigação!
11 de Jan / 2025 às 14h33
Só p constar, votei tanto no governador, como no prefeito eleito em juazeiro, mas não concordo com essa forma de fazer política. E claro, em Lula...
12 de Jan / 2025 às 02h52
Srs leitores e população Juazeirense. Referente ao restaurante popular do centro da cidade, até final de dezembro, estava funcionando e, população principalmente mais vulnerável, chamada de rua, estava com fichas em mãos, no aguardo de receber almoço que ofertado e, pessoal não pagava. O que digo com isso, já existia esse programa em ação, talvez não fome zero, pois, se esse Sr que está na foto, atual vice prefeito, esteve no poder 12 anos interruptos, não sei se deixou Juazeiro,sem fome, como fará com Bahia, tem 18 fala nisso. Narrativa não dá mais certo. Que Deus, continue nos abençoando.