A Casa de Apoio para Tratamento Fora do Domicilio, localizada em Salvador foi tema de reclamações e solicitações de melhorias na infraestrutura. Através do Programa no RJ Noticias da Rádio Juazeiro/Redegn, apresentado pelo radialista Geraldo José, ouvintes contaram "a saga de percorrer uma distância, entre Juazeiro e Salvador" que tem início pelo transporte, micro ônibus, que segundo os pacientes, são "veículos desconfortáveis" e quando "chega na casa é um descaso devido a precariedade".
Mantida pela prefeitura de Juazeiro, a Casa de Apoio para Tratamento Fora do Domicilio está localizada no bairro de Brotas, na capital do estado, possui doze quartos, dez banheiros, sala de estar, cozinha, refeitório, varanda, área de serviço e quintal com jardinagem. Os quartos são divididos entre feminino, masculino, infantil e adaptado para pessoas com deficiência.
O transporte entre o município e Salvador e também dentro da capital é por conta da Prefeitura de Juazeiro para garantir a locomoção gratuita dos pacientes para os hospitais e clínicas.”
De acordo com dados da PMJ, uma média de oitenta pacientes, entre internos e transitórios, são recebidos diariamente na casa de apoio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que fica localizada na Rua Joaquim Batista Neves, nº 02, no bairro de Brotas, na capital, Salvador.
PREFEITURA DE JUAZEIRO NOTA: A Secretaria de Saúde de Juazeiro informa que tem conhecimento dos problemas de infraestrutura da Casa de Apoio para pacientes de Juazeiro que fazem tratamento em Salvador. Por isso está fazendo os levantamentos necessários para realizar melhorias no local e, assim, dar mais conforto a quem utiliza o Tratamento Fora do Domicílio – TFD.
Em relação às condições do micro-ônibus que transporta os pacientes que fazem o Tratamento Fora de Domicílio, na tarde de hoje o secretário de saúde, Helder Coutinho, se reúne com a equipe para discutir e tomar providências em relação às condições do veículo.
A REDEGN publicou na quinta-feira (9), através de fotos e vídeos enviados à Redação, o acompanhante de uma paciente que necessita de tratamento médico em Salvador, e que precisa se acomodar na Casa de Apoio do TFD de Juazeiro na capital, denunciou a precariedade nas instalações do local.
Segundo ele, os problemas são sérios, chegando a comprometer o descanso adequado dos pacientes.
"Estou na Casa de Apoio do TFD de Juazeiro, em Salvador, acompanhando minha mãe. Ao chegarmos, constatamos que as instalações apresentam sérios problemas: Camas velhas e quebradas, falta de ventiladores nos quartos, tornando o ambiente desconfortável, especialmente no clima quente de Salvador, armários enferrujados, oferecendo condições inadequadas para armazenar nossos pertences", pontua.
Indignado com a situação, ele pede providências às autoridades para que sejam feitas melhorias na infraestrutura da Casa.
"Essas condições precárias afetam diretamente o bem-estar dos pacientes e acompanhantes que já enfrentam momentos delicados devido aos tratamentos de saúde. Solicitamos às autoridades competentes que tomem providências urgentes para melhorar a infraestrutura da Casa de Apoio, garantindo um ambiente digno e acolhedor para todos", destaca.
O Tratamento Fora de Domicílio é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem por falta de condições técnicas. Destina-se a pessoas que necessitem de assistência médico-hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade eletiva. Assim, o TFD consiste em uma ajuda de custo ao paciente, e em alguns casos, também ao acompanhante, encaminhados por ordem médica à unidades de saúde de outro município ou Estado da Federação, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo, desde que haja possibilidade de cura total ou parcial, limitado no período estritamente necessário a este tratamento e aos recursos orçamentários existentes.
redegn Foto redes sociais
2 comentários
10 de Jan / 2025 às 14h03
Eita povo que gosta de um mi mi ! Já fui em micro ônibus, dá pra viajar tranquilo, até porque o custo da viagem é grátis independententemente dos impostos que pagamos no que compramos? TFD, não é hotel é um suporte uma casa que o município de Juazeiro dá pra os pacientes fazerem seus procedimentos médicos? Quem reclama muito bota a mão no bolso vai de avião hospeda se em um hotel 5 estrelas, e paga por seus atendimentos médicos com especialistas
11 de Jan / 2025 às 02h30
Srs gestores da Saúde, Administração,ou a quem interessar possa, desde que me entendo, que essa casa de apoio para pessoas que fazem TFD, que utilizam da estrutura ofertada pela municipalidade, que é alvo de críticas, o transporte, a casa, a estadia afim, deslocamento da casa pra casas de saúde na capital.se é direito de todos, obrigação do estado brasileiro, ofertar saúde de qualidade, tá na hora, da atual gestão, olhar melhor pra essa situação. Até fazer levantamento e, possibilidade de ter lá, pessoas daqui, com conterrâneos que lá residam, vai ajudar a eles e, aos que precisam.