O caminho que liga Exu, Terra de Luiz Gonzaga ao Crato, Ceará, lugar onde nasceu Padre Cícero Romão Batista é a via das escolhas, das encruzilhadas, da fé, trabalho e dons. As paisagens agem e ardem em eco. Quais mãos trabalharam na confecção desse origami? Nesta Chapada do Araripe repleta de cores e sons é festejado o aniversário de Luiz Gonzaga, no Dia Nacional do Forró, 13 de dezembro.
Neste espaço entre os vários encontros, um chama a atenção: os padres gonzagueanos, alegria, simpatia. Padres apaixonados pela arte, vida e obra de Luiz Gonzaga. Detalhe: Luiz Gonzaga lançou um disco com o título O Sanfoneiro Povo de Deus.
Padre Fábio Mota fundou o site Na Cabana de Gonzagão no ano de 2005. O sacerdote vai completar 25 anos de visitas a Exu para festejar e participar e celebrar a Missa, tradicional realizada na sobra do pé de Juazeiro. Foi amigo da irmã de Luiz Gonzaga, a cantora e sanfoneira Chiquinha Gonzaga. No Rio de Janeiro foi abraçar Rosinha Gonzaga.
Nascido em Muntambeiras, Santana do Acaraú-Ceará, Padre Fábio ganhou o título de Cidadão de Exu. Em 2012, ano de centenário de Luiz Gonzaga, revela que guarda uma das mais fortes emoções ao participar e co-celebrar da Missa dos 100 anos de nascimento do Rei do Baião.
Padre Fábio também participou do podcast Episódio 06 - Paulo Vanderley convida Padre Fábio e jornalista Ney Vital-Luiz Gonzaga 110 anos do Nascimento. Atualmente Padre Fábio trabalha em Sobral, Ceará. "Vou a Exu há décadas. Tive uma infância ouvindo Luiz Gonzaga. Minhas origens sertanejas. Meus pais agricultores e juntos ouvíamos Luiz Gonzaga no Rádio. Aquelas músicas falavam de minha realidade, meu cotidiano.
"A sanfona é o principal instrumento das festas espalhadas pelo mundo. Fascina pela sua sonoridade, pela diversidade de modelos e gêneros, mas seu encanto transcende o poder da música, porque desperta um afeto misterioso. Talvez pelo fato de ficar junto ao coração do sanfoneiro, ou, quem sabe, por ser um instrumento que é abraçado ao se tocar. Ou ainda, por ser um instrumento que respira.”
Fé e sanfona no peito. Assim é a imagem que os gonzagueanos tem de Padre Juliano Maria do Nascimento Lino. Ano passado (2023) participou da Missa realizada na Fazenda Araripe, na Igreja São João Batista. Neste ano de 2025, será presença mais uma vez.
Padre Juliano nasceu em Minas Gerais, no município de Manhuaçu. Ele conta que tomou conhecimento da festa de aniversário de Luiz Gonzaga através de um grupo de internet. "Vim para Exu, Pernambuco. É a família dos gonzagueanos. No dia 13 vamos celebrar a missa mais uma vez ao cair da tarde. Encontrar amigos".
Juliano Maria, revela que aos 7 anos "no dia do seu aniversário, quatro de dezembro, na casa de um vizinho, "viu e escutou um disco, lp de Genival Lacerda, e a partir dessa lp ele passou a conhecer mais sobre música e ai chegou a Luiz Gonzaga".
Atualmente Padre Juliano faz da música um sentimento e ações para alegrar a vida das pessoas e fiés. "Aprendi a tocar uns acordes na sanfona e sou um apaixonado pela cultura nordestina e Luiz Gonzaga", finaliza Padre Juliano.
redegn Foto Ney Vital arquivo redegn
0 comentários