O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) admitiu a possibilidade de pedir refúgio em alguma embaixada no Brasil, caso tenha a prisão decretada após eventual condenação pela trama golpista de 2022.
“Embaixada, pelo que vejo na história do mundo, quem se vê perseguido, pode ir para lá”, disse. “Se eu devesse alguma coisa, estaria nos Estados Unidos, não teria voltado.”
Na mesma entrevista, ele diz ter conversado sobre “artigos da Constituição” com os comandantes das Forças Armadas para “voltar a discutir o processo eleitoral” após a eleição de 2022 na qual saiu derrotado por Lula (PT), mas diz que a ideia logo foi “abandonada”.
Bolsonaro também nega ter tomado conhecimento do plano que, segundo a Polícia Federal, foi arquitetado para prender ou matar Lula, seu vice, Geraldo Alckmin, e o ministro Alexandre de Moraes, do STF e então presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O ex-presidente liderou a trama golpista no final de 2022, e a ruptura democrática não foi concretizada por “circunstâncias alheias à sua vontade”, disse a PF no relatório final da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado.
Declarado inelegível pelo TSE até 2030 por ataques e mentiras sobre o sistema eleitoral, Bolsonaro teve seu papel detalhado pela PF nas conclusões do inquérito entregues ao STF e tornadas públicas por Moraes.
Folha São Paulo Foto ilustrativa Agencia Brasil Marcelo Camargo
6 comentários
28 de Nov / 2024 às 12h06
O ex presidente imbroxavel broxou!
28 de Nov / 2024 às 16h48
Cadê o presidente xingao bocão ,que joga nasc4 linhas? a verdade sempre vence o mal?
28 de Nov / 2024 às 18h02
No Brasil só os corruptos vivem bem e são soltos . Ex: Lula, Zé Dirceu, Gedel. E a picanha para os pobres nada.
28 de Nov / 2024 às 18h04
O que esperar de um País onde o seu presidente é um ex presidiário por corrupção.
28 de Nov / 2024 às 18h09
E o nome do filme é? Perseguição implacável . Já são 6 anos e não conseguiram prender rsss (STF, GLOBE, IMPRENSA ESQUERDISTA.)
28 de Nov / 2024 às 20h32
De olho no tempo, vc deveria está de olho nos seus estudos, sua ignorância revela sua defesa