A Polícia Federal (PF) concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro atuou de "forma direta e efetiva" nos atos executórios para tentar um golpe de Estado em 2022.
A informação está no relatório no qual a PF indiciou Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do estado democrático de Direito. O sigilo foi derrubado nesta terça-feira (26) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do chamado inquérito do golpe.
De acordo com a PF, Bolsonaro tinha conhecimento sobre o planejamento das ações para atentar contra a democracia brasileira.
"Os elementos de prova obtidos ao longo da investigação demonstram de forma inequívoca que o então presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva dos atos executórios realizados pela organização criminosa que objetivava a concretização de um golpe de estado e da abolição do estado democrático de Direito, fato que não se consumou em razão de circunstâncias alheias à sua vontade", diz o relatório.
Diário de Pernambuco/Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
4 comentários
26 de Nov / 2024 às 22h12
e aí Carlão juazeirense luucas ! é golpista ou é invenção da PF? Sempre declarou em reportagens que se um dia fosse presidente dava um golpe no dia seguinte, querendo ser o DITADOR? estamos livres destes golpistas? agora responda seu BO e pegue um bom descanso na papuda?
27 de Nov / 2024 às 08h58
A criatividade da PF surpreende qualquer Diretor de cinema americano. Ilações, invenções e teatro cai bem para um filme de ficção. Essa é apenas mais uma coreografia do Xandão com a sua gestapo, digo, PF para incriminar Bolsonaro. Sabe o que se chama esse teatro todo? Medo. Em 2026 Bolsonaro se tornará elegível e ganhará a eleição para presidente. Os eventos políticos no Brasil ocorrem de forma idêntica nos EUA com 2 anos de diferença. Bolsonaro PRESIDENTE PARACABAR DE VEZ COM O COMUNISMO DO PT.
27 de Nov / 2024 às 12h39
Esse Patriotario é um otario mesmo,Bolsonaro 2026 seu otario
28 de Nov / 2024 às 07h51
Bolsonaro na cadeia... não tenho bandido de estimação