RedeGN - Implantado Programa Saúde do Homem em Sobradinho

Implantado Programa Saúde do Homem em Sobradinho

Esta semana a Prefeitura Municipal de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, com o apoio dos profissionais da 15ª DIRES, reuniu sua equipe técnica de enfermeiros e agentes comunitários de saúde para fazer um momento de atualização e conscientização sobre a campanha de incentivo a saúde do homem na atenção básica. O evento foi realizado no CELEM, com a participação de gestores de programas e de unidades de saúde, além de agentes comunitários de saúde, responsáveis em levar à população as orientações da campanha.

O programa tem como objetivo elaborar uma linha de cuidados voltados para os principais agravos que acometem a população masculina, além de desenvolver campanha sobre a importância dos homens cuidarem da saúde e implantar ações estratégias voltada para população no município. A partir de agora os homens de todas as idades e prioritariamente os que estão na faixa etária dos 40 anos em diante com histórico familiar de câncer próstata, terão atenção especial em todas as Unidades de Saúde da Família no município.

Na oportunidade o médico gastroenterologista da 15º DIRES, Dr. Sidney, ministrou palestras sobre morbidade, mortalidade e prevenção de doenças que acometem o público masculino. Este Programa vem a consolidar as ações preventivas de saúde desenvolvidas no Município de Sobradinho pela atual administração, a exemplo de tantos outros programas como: Acompanhamento e Controle da diabetes, Programa de Combate ao Câncer do Colo de Útero e Mama, Programa de Acompanhamento e Controle da Hipertensão Arterial, Combate a Leishmaniose, Acompanhamento Psicossocial a Portadores de Doença Mentais, Planejamento Familiar, Triagem Neonatal, Programa Sisgeam, dentre outros.

Na ocasião foram distribuídos mais de 40 balanças para todos os agentes comunitários de saúde, instrumento fundamental para realização do trabalho no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças menores de 2 anos.

Ascom Sobradinho/Thalita Bezerra