O feriado da Consciência Negra, em Juazeiro, é uma data para celebrar as lutas dos povos pretos e suas conquistas sociais, culturais e econômicas. No município, desde 2021, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), vem realizando uma série de ações com o objetivo de fortalecer as lutas e a autoestima dessa população.
A ações incluem o atendimento psicossocial e jurídico para a população negra em situação de vulnerabilidade social, o apoio a terreiros e comunidades quilombolas, a realização de atividades de combate ao racismo, a promoção da companha Julho das Pretas e duas edições do Festival Integrado de Artes dos Povos Pretos. Este último, marcado por uma celebração da herança cultural e artística africana, com artes visuais, música, dança, teatro, poesia, música, audiovisual, gastronomia e artes marciais (maculelê e capoeira), e a premiação em dinheiro dos melhores trabalhos.
"Nós precisamos valorizar a grandeza do povo negro, em suas lutas, conquistas e história. Ao longo desses quatro anos de gestão, estamos trabalhando no enfrentamento ao racismo e para fortalecer essa riqueza cultural que herdamos dos povos africanos", frisa a prefeita Suzana Ramos.
Ascom/PMJ
1 comentário
20 de Nov / 2024 às 15h12
O povo negro é um povo que sempre vem sendo discriminados em todos lugares pôr grande parte da sociedade..já melhorou muito com às lutas hoje o povo negro tem voz mais existem uma grande parcela da população com um olhar que o negro não é nada o negro é lindo samos iguais o.sangue e o mesmo é. Um.momento de reflexão viva o dia dá conciencia negra o Brasil é de todos nós!