O presidente do Sinpaf - Sindicato dos Trabalhadores de Pesquisa Agropecuária em Petrolina, Jeremias Lustosa Cabral, enviou correspondência ao presidente da Codevasf em Brasília, relatando que está sendo destratado e ameaçado nas dependências da empresa. Ele recebeu a solidariedade do colega em Juazeiro, Antonio Carlos Chaves. Confira o teor da correspondência:
Tenho enfrentado nos últimos dois meses uma verdadeira saraivada de acusações, coordenada pelo Chefe de Gabinete da CODEVASF 3ª SR, que acumula também a representação da Comissão de Ética, da 3ª SR, também Secretario do “Comitê de Gestão” da 3ª SR (é muita autoridade! Pelo Gerente de Revitalização e também se diz coordenador Geral do PAC pelo Gerente de Administração, senhores Natércio Melo, Ricardo Lisboa Vieria e Roger Maniçoba e pelo Sr. Leonardo Cruz.
Acusam-me de INSANO, TIRANO, Promotor de ASSÉDIO MORAL, DESACATADOR e outras coisas mais. Para iniciar, afirmo que ingressei no Serviço Público através de Concurso em 1964, tendo, portanto mais de quarenta e sete anos em plena atividade SOU FICHA LIMPA.
INSANO - se combater a falta de ÉTICA, a falta de TRANSPARENCIA e a má aplicação dos recursos públicos for insanidade, eu sou um INSANO;
TIRANO - Se condenar o uso indevido de Veículos de propriedade da Empresa, bem como Veículos com contrato de locação e de propriedade de empreiteiras, eu sou um TIRANO;
ASSÉDIO - O Presidente do SINPAF - CODEVASF PETROLINA não tem como promover ASSÉDIO MORAL. Quem sofreu, faz dois meses, tal ato de indignidade, foi o empregado Operacional EDMUNDO MANOEL DA SILVA que, por conhecer as irregularidades cometidas na área de SERVIÇOS GERAIS da 3ª SR foi transferido da Sede da 3ª SR, para o Perímetro Irrigado de Bebedouro, distante 50 km de Petrolina. O mesmo é idoso, usuário de medicamento de uso contínuo e portador de diabetes.
Com o apoio do SINPAF e com LAUDO MÉDICO atestando que não era recomendável a sua transferência, foi mantida a decisão e, mais uma vez, recorremos a Diretoria da Empresa e o Médico do Trabalho da CODEVASF recomendou a revogação da transferência.
A solicitação da transferência foi solicitada verbal ou formalmente pelo Gerente Regional de Administração Sr. ROGER MANIÇOBA. ASSÉDIO MORAL- está sofrendo o vigilante FABIANO RODRIGUES DA SILVA, empregado da Empresa Terceirizada SEMPRE FORT, filiado ao SINPAF e está sendo ameaçado de DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA por ter registrado no livro de Ocorrências da Empresa contratada a saída de material em veículo particular, sem a devida autorização formal, conforme estabelece as NORMAS DA EMPRESA.
ASSEDIO MORAL sofreram vários empregados que foram coagidos e chantageados pelos coordenadores do “manifestação dos empregados da 3ª SR”, principalmente pelo Chefe de Gabinete, Gerente de Revitalização, Gerente de Administração e a Chefe de Recursos Humanos da 3ª SR, Sra. ANA LÍCIA SANTIAGO, só para citar tais casos.
DESACATADOR – DESACATADO foi o Presidente da Seção Sindical do SINPAF no mês de Dezembro de 2009, na Véspera da Confraternização dos Empregados da 3ª SR, pelo Senhor Superintendente Regional CODEVASF, no seu Gabinete , quando foram questionadas as razões da omissão do mesmo, não atendendo pedidos de informação feita pelo SINPAF sobre a precária situação da estrutura do prédio da 3ª SR, que pode a qualquer momento desabar e causar danos graves aos empregados. O Senhor Superintendente, enfurecido gritou, dando murros na mesa e gritando: “eu não tenho satisfações a dar ao Sindicato e, mais descontrolado gritou: “ Quem manda nessa PORRA sou eu e retire-se daqui imediatamente”.
Não tive nenhuma reação de revide, só e exclusivamente pela minha condição física, por ter as duas pernas amputadas. Foi o último dia que estive no gabinete da “Fera” que desacatou um deficiente e idoso, com mais de sessenta e cinco anos de idade. Depois do fato aqui relatado passei a ter piedade dele. A linguagem usada pelo mesmo caracteriza uma pessoa despreparada para Gestão Pública.
Devolvo, portanto todas as palavras desaforadas a mim dirigidas, não a todos empregados que subscreveram a manifestação, porque sei que os mesmos foram coagidos e chantageados, pelos que se julgam “ Chefes eternos” da 3ª SR. Mesmo assim propus um debate público entre o Presidente do SINPAF-CODEVASF Petrolina em qualquer emissora de radio da cidade de livre escolha dos coordenadores da “manifestação”.
Responderam com mais ataques ao Presidente do SINPAF afirmando “que o debate publico é uma proposta descabida e inoportuna” e o Chefe de Gabinete e representante da Comissão de Ética na 3ª SR, afirmou que “ a roupa deveria ser lavada em casa”. Ele faltou acrescentar a palavra suja na frase.
Em casa, foi proposta feita, não só com os coordenadores, mas com todos empregados da Empresa no Auditório da 3ª SR e não foi aceita por eles. Vamos auditar todos as licitações e contratos na 3ª SR, de 2004 até agora.
Para finalizar, estou encaminhando a presente ao Presidente Nacional do SINPAF, companheiro Vicente Almeida, amigo, leal e competente dirigente, que confia na ÉTICA-TRANSPANSPARÊNCIA E COMBATIVIDADE do Presidente da Seção Sindical CODEVASF Petrolina e Vice- Presidente Nacional do SINPAF.
Não trato mais do assunto, passando toda negociação e providencias jurídica cabíveis ao Companheiro Presidente Nacional Vicente Almeida. Pessoalmente estou ingressando na Policia Federal em Juazeiro- Ba, responsabilizando os senhores Natércio Melo, Ricardo Lisboa Vieria, Roger Maniçoba e Leonardo Cruz, por qualquer problema que venha acontecer a minha pessoa ou qualquer familiar meu.
Em seguida, por dirigir o SINPAF no Prédio da Empresa, assegurado pelo ACT 2011/2012, vou encaminhar, através do meu advogado, ao Presidente da Empresa, Dr. Clementino de Souza Coelho, que seja respeitada a minha integridade física nas dependências da 3ª SR.
Encerro a mensagem com as seguintes frases:
1. ACREDITO MAIS NO PODER DO VOTO QUE É LEGÍTIMO DO QUE NO PODER DA COAÇÃO QUE É IMORAL.
2. ACREDITO MAIS NA FORÇA DO ARGUMENTO DO QUE NO ARGUMENTO DA FORÇA.
Saudações Sindicais,
Jeremias Lustosa Cabral
SS-CODEVASF – Petrolina
Presidente e Vice- Presidente Nacional
Chaves presta solidariedade ao Vice - Presidente Nacional do SINPAF
Caro Colega,
Jeremias Lustosa
O relato que você fez sobre ameaça de morte por colegas da CODEVASF lotados na 3ª Superintendência, em Petrolina-Pernambuco, me causou estranheza e revolta. Este fato é lamentável sobre todos os aspectos e a Presidência da Empresa deve tomar conhecimento para adotar as medidas cabíveis para banir do nosso convívio pessoas com este tipo de índole.
Meu caro colega, espero que fatos desta natureza não mais se repitam e que você possa com tranqüilidade exercer seu mandato com independência em prol das causas maiores dos Filiados do SINPAF e da moralidade dos atos da Empresa.
Antonio Carlos Chaves
19 comentários
30 de Sep / 2011 às 16h23
Esse ser humano deveria fazer uma pesquisa para saber como anda a popularidade dele, para depois do resultado traçar um perfil se continua na política ou não, ou então observar os comentários e vê como anda sua popularidade, o pior cego é o que não quer enxergar
30 de Sep / 2011 às 16h24
Chaves deixe os holofotes, seu tempo de celebridade já passou
30 de Sep / 2011 às 16h28
Antônio Carlos Chaves - vá curtir sua privilegiada aposentadoria, seu corpo já merece descanso
30 de Sep / 2011 às 16h33
O Chaves deveria sair na coluna de reminiscências desse Blog - figura folclórica na política municipal da cidade. Quiçá !!!!!
30 de Sep / 2011 às 16h53
Esse tal de chaves e davi lima estão querendo induzir os nossos colegas do salitre! que emancipação vcs não sabem de nada! A legislação não dar prossedimento a esse tipo de artimanhas! Olha querem a verdade? veja! dois nomes que são ignorados pelo povo de juazeiro. O sr. Chaves foi arrastado por Joseph Bandeira tornando vice-pprefeito e logo cortaram as alianças e acabaram com juazeiro levando ao atrazo por 04 anos. O sr. Davi Lima é outro que vive empendurado na politica não tem nome e nem votos, ja se candidator a tudo e não tem exito. Vão procurar o que fazer e deixa o povo trabalhar!
30 de Sep / 2011 às 16h57
Que drama!
01 de Oct / 2011 às 00h24
Esse chaves tem procurar oque fazer na codevasf.Porque lá parece que nao tem nada pra fazer ,ele só anda em radios e blogs.vaiiiiii pra laáááááá chaves........
01 de Oct / 2011 às 04h05
TAIS ZOUZA DA SILVA o problema do Salitre não tem nada haver com o assunto tratado.O caso aqui é de policia e não de TAÌS.Você mau sabe escrever.Fecha esta MATRACA.
01 de Oct / 2011 às 04h09
EDSON DA SILVA PAIM não preciso de POPULARIDADE DO POVO DE JUAZEIRO para defender um companheiro ameaçado.Preciso ser SOLIDÁRIO e ter CORAGEM.
01 de Oct / 2011 às 04h14
JULIANA MARTINS nunca fui celebridade e não desejo sê-lo.Agora preciso de coragem para que nossa CODEVASF não vire CASA DE NOCA.
01 de Oct / 2011 às 04h22
KODÔ eu estou com DÓ de você.Nesta seara só entra quem não tem DÓ.Se você está com DÓ fique quitenho.Esta parada é para quem não tem DÓ.
01 de Oct / 2011 às 04h35
ESCLARECIMENTO estamos no final das reuniões no Vale do Salitre com as comunidades.De agora em diante vamos traçar as estratégias de encaminhamento das reivindicaçôes para autoridades constituidas como Presidente da Repùblica,Governador,Ministros,Senadores,Deputados etc.Sòmente os SERES IRRACIONAIS como alguns bloqueiros que aqui se manisfestam contrário ao trabalho que realizamos no Salitre como a tal da SILVA DA SOUZA TAÍS
01 de Oct / 2011 às 14h04
IMAGINE SE OS PODRES CHAVESA VIESSE TODOS A TONA,POIS FALAR E CRITICAR OS OUTROS ELE SABE,MAIS MACACO NAO OLHA PARA O RABO NAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO,PROCURA TEU LUGAR CHAVES,VA PLANTAR SEU CAFE E BATATA LA EM JOACEMA
01 de Oct / 2011 às 16h04
PEDRO CARLOS quando a CODEVASF de Juazeiro abraçar MINHAS SUGESTÕES principalmente para estruturar o Vale do Salitre visando sua EMANCIPAÇÃO meu TRABALHO já será GRANDIOSISSIMO.Quando a CODEVASF de Juazeiro assumir um EXPERIMENTO DE CAFÉ ARÁBICA que faço há mais de SEIS ANOS em Jaguarari com alta produtividade e qualidade com recursos próprios,quando a CODEVASF me retornar para traçar adutoras para o PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS fora dos l5 de distancia do Rio São Francisco,quando eu for fazer um diagnóstico na SERRA DO MIMOSO,em Sento-Sé,para averiguar se lá pode plantar café arábica,quando a CODEVASF criar um grupo de trabalho para estudar o potecial HIDROAGRICOLA do Açude de Pinhões,quando a CODEVASF estudar a Serra da BOA VISTA pra transformá-la num CELEIRO DE ALIMENTOS,quando a CODEVASF fizer o estudo HIDROGRÍCOLA da Região do ESCONDIDO em Uauá,quando a CODEVASF substitur os 11.180 hectares descartados do Projeto,quando a CODEVASF estudar 12 mil hectares para irrigar em Juazeiro...
01 de Oct / 2011 às 16h08
SEM SONO eu também estou SEM SONO e bem ACORDADO para os problemas que afligem as comunidades e a postura de muitos politicos.
01 de Oct / 2011 às 22h50
vá em frente dr.Chaves seus projetos tem fundamentos, não desista.
03 de Oct / 2011 às 23h39
MARIA NÍVEA eu não tenho PODRES.Se tivesse eu ficaria calado.Também não tenho RABO.Quem deve ter RABO é voce e não sei se nele tem PODRIDÃO.Se você tem conhecimento de algun desvio de conduta da minha parte como Vereador,Chefe da CODEVASF ou Vice-Prefeito mencione aqui para ser processada por mim.Você feche sua CROACA para não sair PODRIDÃO.
03 de Oct / 2011 às 23h46
ROBSON CEPREV você tem convivîdo comigo e sabe da minha pustura como cidadão.Espero um dia ter condições de melhorar a estrutura do CEPREV para que o trabalho que você realiza com pessoas que precisam dos seus préstimos seja cada vez maravilhoso.
05 de Oct / 2011 às 09h54
CALMA CHAVES.OLHA O CORAÇÃO PARA NÃO ENFARTAR.SEJA SOLIDARIO AO COMPANHEIRO QUE ESTA PRECISANDO E ESQUEÇA OS FRACOS DE ESPÍRITO.