RedeGN - 1º Caminhada Outubro Rosa acontece neste sábado

1º Caminhada Outubro Rosa acontece neste sábado

A Secretaria de Saúde de Juazeiro em parceria com o Instituto de Prevenção Ivete Sangalo (Fundação PIO XII) realiza a 1º Caminhada “Outubro Rosa de Combate ao Câncer de Mama”, próximo sábado (01/10), abrindo a programação de atividades do mês de outubro, período de conscientização internacional de combate a doença. A caminhada está prevista para sair da Orla, às 9h, em direção ao shopping Águas Center, quando às 13h, a mobilização será encerrada com a apresentação do cantor Targino Gondin. A caminhada terá a participação dos profissionais da Secretaria da Saúde e do Instituto Ivete Sangalo, equipe da prefeitura, além da comunidade em geral. Serão distribuídos panfletos e camisetas, além de lanches.

O objetivo é chamar a atenção das mulheres para a prevenção da doença e realização periódica do exame de mamografia para detecção precoce do câncer de mama. A faixa-etária de risco, segundo informações do Instituto é de 40 a 69 anos.

“Juazeiro é um dos poucos municípios que faz rastreamento de câncer de mama pelo SUS, o que significa que realizamos ações que vão desde a prevenção, detecção da doença, ao tratamento. Isso é muito importante, pois quanto mais cedo for diagnosticado o câncer de mama, mais rápida será a recuperação”, enfatizou a secretária de saúde em exercício, Eliete Castro. As mulheres interessadas em fazer o diagnóstico devem procurar a Unidade de Saúde da Família do seu bairro para devido encaminhamento. O atendimento também é feito em todas as mulheres moradoras dos municípios da microrregião de Juazeiro (Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Sento Sé, Curaçá, Pilão Arcado, Remanso, Sobradinho e Uauá).

Em 2010, foram realizados 13,8 mil exames de mamografia em toda a cidade. De 2007 até hoje, aproximadamente 45 mil exames realizados pelo Instituto. A microrregião de Juazeiro tem 160 casos confirmados da doença, destes, 95 são de Juazeiro. Durante o mês de outubro, pontos principais da cidade serão decorados e iluminados de rosa. A proposta é de que também sejam intensificadas as atividades educativas na cidade em toda a rede municipal de saúde. 

Vânia Castro/ Ascom PMJ