RedeGN - CMMA discute alternativas para os resíduos sólidos em Juazeiro

CMMA discute alternativas para os resíduos sólidos em Juazeiro

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) reuniu-se nesta quinta-feira (29), no auditório do Sebrae em Juazeiro, para discutir propostas e ações que possibilite destinos mais adequados aos resíduos sólidos no município. Na ocasião, foram levantados os principais problemas, tais como abandono de resíduos de construção civil e dos resíduos orgânicos, a implantação da logística reversa (devolução de resíduos sólidos que aumentam o impacto com o meio ambiente, a exemplo de pneus e baterias) e de uma coleta seletiva que envolva toda sociedade.

“É preciso conscientizar a população sobre o seu papel, os poderes públicos tem obrigação de proporcionar opções, mas cabe à sociedade manter o ambiente limpo, colocando lixo no lixo. As empresas que comercializam produtos sólidos e provocam grande impacto no meio ambiente como baterias, tem a obrigação de receber tais resíduos após consumidos e elaborar um destino seguro para os mesmos”, explicou Josefa Galdino técnica ambiental da SEADRUMA.

Representantes do INEMA, OAB, Secretaria de Educação, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Câmara de Vereadores e UNEB estiveram presentes durante a reunião ordinária e sugeriram possibilidades de melhorias para a problemática. O grupo voltará a se reunir na primeira quinzena de outubro para elaborar um plano de trabalho de soluções para os resíduos sólidos. Vale destacar que o Conselho é formado por membros da Câmara Municipal de Juazeiro; IMA; CODEVASF; IBAMA; Secretaria Municipal de Saúde; UNEB; UNIVASF; OAB; SEIHASP; ASA; IRPAA e CREA.

Lene Radina/Ascom PMJ