A ilha do Rodeadouro é uma das mais freqüentadas da região sanfranciscana, com belíssimas paisagens naturais e praias de areias, excelente para banho e lazer. Com uma razoável infra-estrutura a ilha possui barracas com bebidas e comidas com os mais variados pratos da região. A demanda chega a 2 mil pessoas por final de semana.
A alta temporada na região expõe cada vez mais os problemas de infra-estrutura da Ilha, ponto turístico mais visitado nas cidades de Juazeiro e Petrolina.
Além mais dos problemas de infra-estrutura a Ilha, apresenta dificuldades que começam desde a travessia até o atendimento ao público. Os barcos ancoram num ponto distante que fica a mais de 300 metros das barracas, exigindo dos usuários uma desconfortável caminhada, por um corredor, a beira de um penhasco, sem proteção, limpeza, segurança e sinalização.
A movimentação no feriadão de sete de setembro mostrou, claramente, as péssimas condições do balneário; o abandono e a falta de uma política de turismo voltada para a ilha, circunstâncias que tem deixado os visitantes indignados pelo desconforto, pelas condições de acesso, falta de atendimento nas barracas e sanitários públicos.
É lamentável o estado em que a ilha se encontra. A atual estrutura é insuficiente para atender a demanda, nos finais de semana e feriados. O espaço geográfico da Ilha está defasado em tamanho e estrutura. Muitas casas foram construídas ao longo do espaço, deixando o acesso reduzido em forma de corredor, de aproximadamente um metro e meio de largura, para passagem de centenas de pessoas, uma “via crusis”, horrível, lembrando mais aquelas passagens de animais, uma verdadeira falta de respeito aos freqüentadores.
Diante das deploráveis condições estruturais, banhistas de juazeiro, mesmo tendo que enfrentar uma distancia maior, preferem atravessar pelo lado de Petrolina, “Travessia do Juarez” por oferecer melhores condições, conforto e tranqüilidade.
Carlos Alberto
5 comentários
27 de Sep / 2011 às 06h40
COMO SEMPRE,JUAZEIRO FICANDO PARA TRÁS DE PETROLINA.A TRAVESSIA PARA O RODEADOURO COMEÇAMOS COM UM ESTACIONAMENTO PARA VEICULO QUE COBRA CARO PELA ESTADIA DE PUCO MAIS DE TRES HORAS,O EMBARCADOURO EM PÉSSIMO ESTADO,O DESEMBARQUE ALÉM DE DISTANTE TEM UMA AREIA QUE EXIGE UM ESFORÇO ENORME DO VISITANTE. O RECOLHIMENTO DO LIXO DEIXA A DESEJAR.A INFRA-ESTRUTURA DE ALGUMAS BARRACAS UM POUCO PRECÁRIA.ALÉM DO MAL CHEIRO QUE É EXALADO DO LIXÃO QUE FICA NAS PROXIMIDADES E MOSCAS ORIUNDAS DO FAMIGERADO ATERRO SANITÁRIO.
27 de Sep / 2011 às 09h07
O problema é que a nossa ilha do Rodeadouro se rendeu ao capitalismo selvagem, tendo em vista que mesmo com todos esses problemas, está cada vez mais difícil as pessoas frenquenterem a ilha, são problemas de infra-estrutura, lixo, falta de sanitários, falta de educação dos barqueiros, visto que as pessoas que exploram o turismo na ilha praticam preços muito acima do mercado, provocando que pessoas menos providas de fundos sejam praticamente "proibidas" de frenquentar a nossa querida ilha. Os barraqueiros são pensam em lucrar e o Ministérios Público que não fiscaliza a utilização da ilha, haja vista que as pessoas são obrigadas a consumir em alguma barraca por que não há espaço mais na ilha.
27 de Sep / 2011 às 09h28
OSAMA BIN LADEN falando com Deus pergunta: Senhor, como estará o Afeganistão daqui a 10 anos? DEUS disse: estará destruído por bombas! BIN LADEN sentou-se e chorou. OBAMA perguntou para DEUS: como estará os ESTADOS UNIDOS daqui a 10 anos? DEUS disse: destruído por tornados! OBAMA sentou-se e chorou. JOÃOZINHO falando com DEUS: SENHOR, como estará JUAZEIRO DA BAHIA se ISAAC CARVALHO ganhar as eleições em 2012? DEUS, MUITO TRISTE, SENTOU-SE E CHOROU POR LONGAS HORAS.
27 de Sep / 2011 às 17h41
Vale salientar que em virtude da carência de banheiros próximos as barracas é visível os banhistas se dirigirem às aguas do velho Chico para depositarem seus dejetos(fezes, urina e vômitos) causando um problema de saúde pública já que muitas das doenças têm transmissibilidade pela água contaminada.E quantas criaturas não ingerem esta água sem o devido tratamento?Que vergonha! E para completar mesmo sem querer continuamos prestigiando tudo em Petrolina, porque,convenhamos, Petrolina nos oferece mesmo tudo de bom (culinária,bares,lojas, perfumarias,etc,etc)
27 de Sep / 2011 às 22h36
ISSO É CULPA DOS BARRAQUEIROS, QUE NÃO ENTENDEM ATÉ HOJE QUE TUDO ALI É PARTICULAR E AINDA FICAM ESPERANDO POR PREFEITURA, SE ORGANIZEM E ASSUMAM VCS SEUS NEGÓCIOS PRIVADOS, ATÉ SALVA VIDAS DO ESTADO VCS TEM, VCS DEVERIAM ERA PAGAR PARA TER SALVA VIDAS PARTICULAR, TOMEM VERGONHA E TOMEM INICIATIVA PRÓPIA!!