Nos últimos dias, acontecimentos fatídicos em Juazeiro, mostram que chegou ao grau mais avançado, a situação de sucateamento do 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM). Ao longo dos últimos 30 anos, a instituição não recebe a devida atenção e investimentos por parte do Governo da Bahia. Isso resulta na falta de equipamentos para prestar assistência à população, como no grave acidente ocorrido na BR-407 ou no caso do rapaz que se atirou para a morte da cobertura de um hotel. Humilhante, ter que depender de equipamentos emprestados do Corpo de Bombeiros da vizinha cidade de Petrolina (PE), humilhante ver suas viaturas caindo aos pedaços, quebradas no meio da rua.
Mas, o abandono que começou nos governo anteriores e persiste na gestão do governador Jacques Wagner (PT), não afeta somente Juazeiro. Na Bahia como um todo, o Corpo de Bombeiros está na penúria. De acordo com levantamento recente realizado pelo Jornal A Tarde, da capital, tudo começa pelo déficit de 12 mil homens, a considerar recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), de 2 bombeiros para cada grupo de mil habitantes, caso em que a Bahia deveria oferecer 14 mil, e atualmente só tem cerca de 2 mil, em todas as regiões do estado. Possui o mísero número de 203 viaturas, quase todas velhas, quando precisaria de ao menos 1.400, no mínimo em bom estado de conservação. Além disso, faltam escadas, fardamento, capacetes e outros equipamentos de segurança, resgate e salvamento.
As cidades crescem, as construções se verticalizam, cada vez temos mais veículos nas vias, sobretudo motos, os riscos de acidentes aumentam, e o estado vai ser a subsede de eventos importantes como a Copa do Mundo de 2014. Como fica toda essa demanda por serviços do Corpo de Bombeiros? Os profissionais que atuam na corporação podem ser considerados herois, pois mesmo diante deste quadro lastimável continuam desenvolvendo suas atividades, sem falar na baixa remuneração.
Acostumado a socorrer a população, com o lema: “Vidas alheias e riquezas salvar”, agora é o Corpo de Bombeiros que necessita de um SOS.
Ramos Filho - Jornalista e Radialista
12 comentários
25 de Aug / 2011 às 13h43
As fotos mostram a real situação das VTRS, mas os comentários na emissora de rádio q fez não são veridicos. Vc Já foi ao CB e conhecer de perto a realidade? Não deve pegar fotos e lançar comentários sem saber o que estar acontecendo na instituição naquele momento. Por genntileza vá ao CB e veja, conheça fatos . Vc estar um pouco desenformado. A instuição tem um Comandante concorda?
25 de Aug / 2011 às 15h41
Eu, como contribuinte, gostaria agora de saber o que está acontecendo, de preferência neste blog. Fica uMA tremenda dúvida quando uma pessoa assume a responsabilidade de defender uma instituição que tem uma aceitação por parte da população brasileira como a mais confiavel. Por outro lado, a reportagem apresenta uma foto que vale mais que dezenas de palavras a situação crítica que estão os veículos do Corpo de Bombeiro de Juazeiro-BA. AFINAL O QUE ESTÁ ACONTECENDO: COM A PALAVRA, O REPORTER RAMOS FILHO!
25 de Aug / 2011 às 15h50
Petrolina é bom D++++ O CB da Bahia é um lixo!!!
25 de Aug / 2011 às 16h02
Parabéns Geraldo e a todos que se solidarizam com nossa fatídica situação, nos ajude, precisamos sim de ajudas urgentes. Esta é sim a realidade da nossa briosa instituição, aqueles que tem duvidas a respeito ,faça-nos uma visita.
25 de Aug / 2011 às 16h38
Maria, me desculpe, mas eu conheço de perto aquela instituição e bem sei que os comentários do caro jornalista são verdadeiros.Não precisamos tapar o sol com a peneira! você já viu as condições do bote salva vidas, a estrutura, as condições desses carros, os equipamentos que os bombeiros tem? Acho que quem deve ir lá fazer uma visita ao 9º GBM é a população e você!
25 de Aug / 2011 às 17h39
ESSE É O GOVERNO DO PT E JACQUIS NADA.... VAMOS LÁ MEU CONTINUAR VOTANDO NESSE POVO QUE SÓ SABE FAZER PROPANGANDA E DEMAGOGIA
25 de Aug / 2011 às 17h55
É louvável essa atitude pois realmente a gente precisa se mobilizar pra que venha mudar essa situação, pois os governantes não olha pra o bombeiro como deveria. Com certeza porque nunca precisou em algum hora extrema da vida nem seus parentes. Agora seria bom você marcar uma entrevista com algum representante do bombeiro e comparecer lá pra ver a real situação, o corpo de bombeiros com em qualquer outro lugar existem vários tipos de problemas tanto pessoal como material, não vem a ser diferente de outras instituições, tem homens e mulheres realmente compromissados com o trabalho que são capazes de passar horas e horas da madrugada em meio ao perigo resgatando vitimas de acidentes em BR, combatendo incêndios, salvando vitimas de afogamentos no rodeadouro,e em vários locais, seria bom você fazer um balanço junto ao 9º GBM dos trabalhos prestados por essa instituição junto a sociedade,falhas sabemos que tem mais muita gente já foi beneficiado com as viaturas mesmo sucateadas.
25 de Aug / 2011 às 23h11
A noticia apresenta realmente a verdade nua e crua do sucateamaneto vivido pelo brioso Corpo de Bombeiros em nosso Estado. É vergonhoso e humilha ver homens que dão a vida pelo semelhante, estarem de mãos atadas diante de um colapso eminente.
26 de Aug / 2011 às 00h05
Isso que esculhambação Feeling.
26 de Aug / 2011 às 00h21
Isso e muito mais só vem a comprovar o HEROISMO destes bravos homes, que não podem pedir por eles mesmos mais que com o que tem em mãos ainda fezem milagres. SOS 9º GBM JÁ!!!
26 de Aug / 2011 às 11h41
Nesta instituição existem homens valorosos q se dedicão à profissão, mas não recebem ajuda alguma por parte desse governo omisso!
26 de Aug / 2011 às 16h29
O 9º GBM realmente passar por dificuldades estruturais, porém o autor precisa conhecer primeiro a real situação antes de comentar sobre isso, não é verdade que Juazeiro depende de Petrolina para atender suas ocorrências, mas são instituições que cooperam mutuamente, pois várias vezes já atuaram juntos em Petrolina também, em incêndios e acidentes de grandes proporções, o bombeiro tem profissionais qualificados e equipamentos, o problema maior são as viaturas realmente. Acho que as pessoas deveriam ir conhecer o 9º GBM, antes de tecer comentários.