RedeGN - Hepatites B e C serão tema do Congresso IMIP em Juazeiro

Hepatites B e C serão tema do Congresso IMIP em Juazeiro

Embora a abertura oficial do I Congresso IMIP de Saúde Integral do Vale do Médio São Francisco esteja programada para acontecer na noite do dia 20 de outubro, durante todo o dia acontecerão os Cursos Pré Congresso, como ocorre nos grandes eventos do país. Um dos cinco temas abordados durante os cursos será “O avanço de diagnóstico no tratamento das hepatites B e C” que terá como palestrante o renomado patologista pernambucano Dr. Ricardo Pernambuco. 

De acordo com o palestrante um tema como este deve sempre ser lembrado e discutido em eventos voltados aos profissionais de saúde, uma vez que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, cerca de 3% da população mundial, ou seja, mais de 170 milhões de indivíduos estão infectados pelo vírus da hepatite C. Já em relação à Hepatite B o número chega a casa dos 2 bilhões de pessoas, sendo que 325 milhões tornaram-se portadores crônicos. No Brasil a estimativa é de 2 milhões de infectados e pelo menos 15% da população já esteve em contato com o vírus da hepatite B, enquanto 1% da população apresenta doença crônica relacionada a esse vírus.

“Durante o curso iremos abordar assuntos como as novas drogas que estão sendo usadas, os novos aspectos da cinética viral da hepatite C, a importância da variação do IL28B e a redução ou não do tempo de tratamento da hepatite C – uma expectativa que assusta os pacientes e familiares”, explicou Dr. Pernambuco.