RedeGN - Campanha contra as drogas movimenta o distrito de Pau a Pique em Casa Nova

Campanha contra as drogas movimenta o distrito de Pau a Pique em Casa Nova

Um movimento intenso marcou a sexta-feira (12), no Distrito de Pau - a - Pique, situado a 118 quilômetros de Casa Nova, que reuniu estudantes, pais, educadores, trabalhadores da área da saúde, e sociedade civil, na campanha: “Pau-a-Pique contra às Drogas”, realizada pela prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria Municipal de Saúde. O evento promoveu campanhas educativas de prevenção, realização de palestras, pesquisas e estudos, para subsidiar as ações voltadas para as políticas públicas e programas de atendimento a usuários de álcool e outras drogas no âmbito municipal. 

De acordo com a coordenadora de Atenção Psicossocial (CAPS), Luzinete Andrade, o objetivo da campanha é cadastrar, apoiar, orientar e auxiliar as famílias e entidades que, no âmbito do município, desenvolvem atividades relacionadas à temática da drogadição, como por exemplo, os centros de recuperação. Para o secretário de Municipal de Saúde, Solon Xavier, a preocupação é discutir a temática das drogas junto aos técnicos da saúde, educação, assistência social, família e sociedade em geral. “É uma discussão para que possamos avançar na política e em metodologias para atender, no âmbito do governo, ao usuário de álcool e outras drogas”, diz Solon. 

Segundo o Prefeito Orlando Xavier, apesar de o município ter avançado em relação a outras políticas públicas, como saúde, educação, assistência social, lazer e agricultura, ainda enfrenta o problema das drogas. "Considero a problemática das drogas como o maior desafio do município, pois o mal atinge a mais sagrada instituição, que é a família. Esse mal não escolhe idade e nem classe social. Esse é o verdadeiro drama que vivemos", comentou. 

Na oportunidade, o Vereador Leonardo Silva enfatizou a importância da família e da escola no enfrentamento. “Na campanha pudemos perceber como é importante a sociedade manifestar sua opinião, dar as mãos para enfrentar este mal", disse. O evento contou ainda com a participação da Secretária Municipal de Educação, Alda Xavier, do Secretário Municipal de Agricultura, José Hermelino dos Santos, do Secretário de Finanças, Nilton Meire e do Presidente da Câmara de Vereadores, João Borges Pinto.

Lidiane Cavalcante Ascom PMCN