Há quem diga ser a construção da ferrovia Transnordestina resposta a uma demanda da multinacional BUNGE ALIMENTOS, que está instalando um grande complexo agro-industrial no Piauí, mais precisamente no município de Uruçuí, que beneficiará a soja produzindo óleo refinado, gorduras vegetais e rações para animais. Como justificar vultosos investimentos, se a soja produzida no Piauí e Maranhão de há muito é escoada através dos canais já existentes? Analisemos: Portos do Norte e Nordeste já respondem por 10% da produção desta leguminosa. São os seguintes os portos escoadores : Região Norte – Itacotiara, no Amazonas e Santarém no Pará. No Nordeste - Complexo Portuário de S. Luís do Maranhão que, além de escoar soja do sul do estado, do norte do Tocantins, pequena safra do Pará, parte da soja produzida na Bahia e de Mato Grosso em torno de 75 mil toneladas, exporta ferro de Carajás. Segundo o Cepea(Centro de Pesquisa Avançado de Economia Aplicada), existe uma tendência de se aumentar o escoamento desta oleaginosa, através dos portos do Norte e Nordeste, uma vez ser notório o esgotamento da infraestrutura do Sul/Sudeste, alem do limite do calado nos portos das referidas regiões.
Além destes portos são também utilizados o Pecém no Ceará, e o acanhado porto Luís Correa, no Piauí - escoadores de parte da soja do Maranhão e do Piauí.
Já a produção de grãos do oeste baiano é embarcada em grandes proporções no porto de Ilhéus, que já é graneleiro. Vale lembrar que a ferrovia Leste/Oeste encontra-se com projeto adiantado e que além dos grãos da região de Barreiras, transportará minérios da Chapada Diamantina até o porto de Ilhéus.
Pelo acima exposto, como justificar a Transnordestina, cujos investimentos serão elevados, presumindo-se que transportará parte da soja do Piauí e do Maranhão - o que ocorrerá apenas em alguns meses do ano, pergunta-se: o que será transportado por ela no restante do ano? Os produtos da BUNGE?
Citar o transporte de Gipsita não vale, pois na época do trem Salgueiro/Recife, o grosso da produção do gesso era escoado via Juazeiro, daqui até a Pirapora pela hidrovia e outra parte pela ferrovia aos centros consumidores.
Vale salientar que o maior calado dos portos brasileiros é o de Suape, único porto com condições de receber os gigantes navios graneleiros que entrarão em atividade em pouco tempo. Será este o motivo principal da Transnordestina? Pensar no transporte de frutas por ela não é racional, vez que as mesmas são transportadas em containeres, saindo direto das fazendas aos navios, lembrando que o porto que mais escoa frutas é o Pecém com estrutura adequada. E o que dizer do ramal Parnamirim/Petrolina? Será apenas uma promessa política, Sra. Presidenta? O que transportará este ramal? Como conquista política é valida, mas será rentável para investidores do ramo ferroviário?
Quem viver verá...
Malan Calazans
3 comentários
13 de Aug / 2011 às 23h59
Mais um juazeirense/baiano que é contra Petrolina, contra Pernambuco, contra o Nordeste. Só porque a Bahia não será diretamente beneficiada, ele vem aqui criticar. Sabendo ele que Juazeiro também terá benefício com a construção do Ramal Petrolina/Parnamirim. Tenho pena de certo tipo de pessoa que só pensa apenas no seu umbigo!
14 de Aug / 2011 às 10h55
A matéria é pra ser refletida. è de fato estranho um ramal desta ferrovia pra Petrolina, haja vista que há um ramal de mais de 70 anos de construído que é o de Juazeiro a Salvador e que não recebe investimentos e sequer transporta o mínimo necessário. Um dos produtos transportados é o combustível (gasolina e óleo diesel) vindos de Salvador e que ainda assim o preço é alto como sabemos, e o alccol que daqui vai e chega tão caro, mas bem mais em conta do que aqui. Lembro também da FRANAVE recem desativada, uma esperança da hidrovia do São Francisco, que somente é lembrada em programas de campanhas políticas. Vamos analizar melhor os fatos antes de trocarmos farpas.
20 de Aug / 2011 às 08h34
Os salários pagos na transnordestina estão congelados ha mais de 01 ano. Eles prometem muita coisa e nao cumprem nada. Estou procurando a justiça pra fazer valer o meu direito de reajuste salarial . Nunca mais tive aumento.