RedeGN - Gonzaga Patriota participa de Conferência em comemoração aos 59 anos do BNB

Gonzaga Patriota participa de Conferência em comemoração aos 59 anos do BNB

O Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB), coordenador da Bancada do Nordeste, participou ontem (19) do XVII Fórum BNB de Desenvolvimento e XVI Encontro Regional de Economia. Promovidos conjuntamente pelo BNB e Associação Nacional de Pós-graduação em Economia (Anpec), os eventos marcaram as comemorações do 59º aniversário do Banco e visaram ampliar o debate sobre assuntos relacionados à economia regional. Eles aconteceram no Centro Administrativo do BNB em Fortaleza.

Com o tema “Crescimento Econômico e Redução da Pobreza”, a programação do encontro incluiu painéis sobre Pobreza e Exclusão Social, Gênero e Desenvolvimento, Papel das MPE’s – Micro, Pequenas e Médias Empresas no Desenvolvimento, entre outros assuntos. No seu pronunciamento Gonzaga Patriota (PSB) ressaltou a importância das MPE´s para o desenvolvimento do país. “Nos últimos anos vem se tornando crescente a importância das micro, pequenas e médias empresas como geradoras de emprego e renda na economia. No Brasil elas são responsáveis por 67% da produção e 79% dos empregos gerados em todo o setor industrial”, disse.

Segundo o coordenador da Bancada do Nordeste, nos últimos anos, o crescimento das MPE’s se deu de forma mais acentuada nas regiões menos desenvolvidas economicamente, com destaque para as regiões Norte e Nordeste do país, as quais tiveram um aumento de quase 30% na criação de novas micro e pequenas empresas. Gonzaga também destacou a importância da agricultura familiar. “Em um momento de intenso debate internacional sobre desenvolvimento sustentável, a agricultura familiar fortalece seu papel estratégico, pois é particularmente sensível às condições do meio ambiente, algo praticamente inexistente no contexto do capital”, comentou.

De acordo com o Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB), o Banco do Nordeste é o maior repassador de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) em sua área de atuação, que abrange a região Nordeste e o norte do Espírito Santo e Minas Gerais. É um exemplo de organismo que deve ser replicado por todo o país, na busca incessante de igualdade de condições ao empreendedor, possibilitando assim, o desenvolvimento e a prosperidade de toda nação.