RedeGN - Empreendedorismo e Ensino de Ciências são temas de workshop em Senhor do Bonfim

Empreendedorismo e Ensino de Ciências são temas de workshop em Senhor do Bonfim

A creche escola Francesco Galli, localizada na comunidade de Bonfim III, em Senhor do Bonfim (BA), será alvo e sede de ação conjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e da Fundação São Francisco Senhor do Bonfim. A iniciativa envolverá, inicialmente, a realização do workshop Empreendedorismo e Ensino de Ciências, no dia 19 de julho, com palestras abertas ao público, e oficina para professores da Educação Básica do município. Os participantes também poderão conhecer o Museu Itinerante de Anatomia Animal da Univasf, coordenado pelo professor Marcelo Faria.

De acordo com os organizadores, a ação objetiva fornecer para professores e alunos da universidade, subsídios sobre educação empreendedora e ensino de ciências, além de proporcionar à comunidade externa, a discussão sobre a importância da organização social e empresarial, sobretudo em localidades de maior vulnerabilidade socioeconômica. Segundo pesquisa realizada no ano passado pela creche escola Francesco Galli, grande parte dos adultos da comunidade de Bonfim III não possuem vínculo empregatício. Os dados coletados entre os pais de alunos apontam que 10% são feirantes, 17% mototaxistas; 20% pedreiros e 35% autônomos. Aposentados somam 10% e funcionários públicos, 8%.

Para o coordenador do evento e professor da Univasf, Jackson Rosendo, a universidade deve buscar formas de contribuir com a sociedade. “A universidade tem que interagir com a comunidade e junto com ela promover ações que possam transformar a realidade local”, ressaltou. O workshop Empreendedorismo e Ensino de Ciências realizado pela Pró-reitoria de Integração (Proin/Univasf) e Fundação São Francisco de Senhor do Bonfim tem apoio da Creche Escola Francesco Galli; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria de Interiorização – Reuni/Univasf e Colegiado de Ciências da Natureza/Univasf– campus Senhor do Bonfim.

O evento será aberto às 8h30 com apresentação cultural do Projeto Pequeno Cidadão. Ainda pela manhã as atividades seguem com o Projeto ‘Educação Empreendedora, coordenado pelo pró-reitor de Integração da Univasf, professor Deranor Gomes de Oliveira e apresentação da proposta do Museu Ciência da Vida – projeto Laboratório de Pesquisa de Ciências da Vida (Lapeciv), coordenado pelo professor e secretário de Interiorização – Reuni/Univasf, Manoel Messias. À tarde será ministrada oficina para professores da creche escola e convidados.

Klene Barreto de Aquino Ascom Univasf